VOCÊ SABIA? Informações valiosas da Bíblia

Informações valiosas da Bíblia

O 'menor livro do mundo tem 18 milímetros de comprimento por 12 de largura e é um NT impresso nos Estados Unidos em 1895 contendo 860 páginas? 

A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma série de gravuras ilustrativas e pode ser ida com o auxílio de uma lente. 

A maior Bíblia que se conhece, contém 8.408 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante 2 anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.

O 'pergaminho', onde foram escritos diversos livros antigos da Bíblia, era feito de peles de ovelhas ou de cabritos, preparados para servir de material de escrita, II Tm 4.13, e substituiu o então tradicional papiro e recebeu esse nome por ter sido idealizado na cidade de Pérgamo, mencionada em Ap. 2:12-17. 

O grande estudioso da Bíblia, intelectual inglês, Tomas Harwell Horne levou 17 anos contando cada versículo, cada palavra e cada letra da Bíblia até conseguir um cômputo exato. 

James Strong foi um estudioso e educador bíblico Metodista Americano e o criador da Concordância de Strong, um completo dicionário que esboça cada palavra da bíblia com seu significado no idioma original.

Veja aqui um exemplo de Aplicativo da Bíblia com Strong.

A primeira revisão da Bíblia terminou em 10 de julho de 1884, depois de 792 dias de 6 horas de trabalho.

Na biblioteca da Universidade de Gõttingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira. 


MÚSICA BÍBLICA


A história da música Hebraica remonta à primeira pessoa que bateu com um pedaço de pau na rocha, então, percebendo que podia fazer música, a Bíblia diz que Jubal, descendente de Caim, foi inventor da música, Gn 4.21. Mais tarde, a Bíblia diz que o rei Davi inventou vários instrumentos, Am 6.5, e formou um coral de 4000 cantores para louvar ao Senhor com os instrumentos fabricados por ele, I Cr 23.5.

Os Judeus ainda conservam o calendário baseado no ciclo lunar, sendo que contam os anos do início da era hebraica em 3761 a.C. O nosso ano de 1975 corresponde ao ano de 5736 do calendário hebraico. 

TRADUTOR DA BÍBLIA


João Ferreira de Almeida, que traduziu a Bíblia para o português, nasceu em Lisboa, de pais católicos romanos, em 1628. Passando com tenra idade para os países baixos, aceitou a fé da Igreja Reformada Holandesa, em 1642. 

Mudou-se para Batávia (hoje Djakarta, capital da Indonésia), onde tornou-se zeloso pregador do evangelho. Casou-se em 1651 com a filha de um pastor. Foi ordenado ao santo ministério em16 de outubro de 1656. 

Publicou o NT em português em 1681 e traduziu o AT até o livro de Ezequiel 48.21, quando então faleceu, em 1691.

Saiba mais 👉 Versões da Bíblia

DETALHES BÍBLICOS


Conta-se que o valor do escravo gentio era cem vezes superior ao de um hebreu, pois o gentio era propriedade do seu dono por toda a vida, ao passo que o hebreu só trabalhava para eles seis anos, no máximo. Por isso havia mais escravos gentios, Ex 21.2-4. 

Jeremias, o profeta, foi lançado numa cisterna tão profunda, que o etíope Ebede-Meleque, escravo do rei, precisou da ajuda de 30 homens para tira-lo, usando cordas, trapos e roupas velhas, Jr 38.7.13, o e que Deus brindou ao escravo por esta acão com o livramento por ocasião da tomada de Jerusalém, ver Jr 39.15-18.

Houve um dia na história de Israel em que os cães foram proibidos por Deus de latir, Ex 11.7. 

Numa época de aperto em Samaria, no tempo do profeta Eliseu, uma cabeça de jumento chegou a custar 80 sidos de prata, II Rs 6.25. 

O véu do templo que rasgou de alto a baixo por ocasião da morte de Cristo, referido em Mt 27.51, tinha uma espessura de 10 cm, ou seja, de 4 polegadas. Era tecido com 72 dobras torcidas e cada dobra feita com 22 fios e media 18 metros de altura por 9 metros de largura e somente uma junta de bois podia rasgá-lo.

A maior festa registrada na Bíblia teve a duração de 180 dias, ou seja, 6 meses. Foi registrada pelo rei Assuero, Et 1.3-5. 

Durante as duras perseguições sofridas pelos cristãos primitivos, o peixe tornou-se um dos símbolos do cristianismo, porque tomando as letras iniciais da frase "lesous Christos Theou Uios Soter" (Jesus Cristo de Deus Filho Salvador) temos a palavra "Ighthus" que é peixe em grego. 

O termo sinagoga teve origem no grego "Synagoge", que significa "assembléia" ou "tribunal" das causas judaicas, e funciona também como escola. Surgiu durante o cativeiro babilônico.

Segundo o historiador Josefo, Tiago, irmão do Senhor, foi apelidado "O justo" porque era nazireu desde o seu nascimento e orava até seus joelhos se tornarem duros como os de um camelo. 

Ele escreveu a epístola que leva seu nome, e junto com ele, outro irmão de Jesus que tem uma carta escrita no novo testamento, é Judas. 

Antes de João Gutemberg inventar a imprensa a Bíblia tinha um custo muito alto. Uma Bíblia chegava custar o que uma pessoa ganhava de salário durante um ano. 

O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia e um dos exemplares encontra-se na biblioteca do Congresso, em Washington, pelo qual se pagou o preço de U$ 350.000 dólares.



VOCÊ SABIA? 


O estudo da pictografia, a forma mais remota da escrita, isto é, desenhos de figuras em argila ou placas de pedra, revela que os antigos hebreus, para indicar o som de "A" desenhavam a cabeça de um boi, porque a palavra boi em hebraico é "Alef" e para a letra "B" eles usavam a figura de uma casa, porque "Bet" em hebraico é casa. Assim, formara o alfabeto hebraico, Alef, Bet, etc, etc. 

Os antigos egípcios consideravam o boi Ápis como a expressão mais completa da divindade. Diziam que foi gerado por um raio de sol que caiu sobre uma vaca. Este bezerro tinha uma malha na forma de triângulo, na fronte e outra malha na forma de crescente no dorso. 

Os israelitas foram corrompidos pela adoração egípcia, Ex 32.1-8. Mais tarde, o rei Jeroboão fez dois bezerros de ouro para adoração dos israelitas, I Rs 12.26-33. 

O Dr. Lucas registrou a ascensão do Senhor no Evangelho de sua autoria. Lc 24.50-51, dizendo que o Senhor ascendeu aos céus de Betânia, e no livro de Atos, que também é de sua autoria, At 1.9-12, relata que Senhor ascendeu aos céus do Monte das Oliveiras. A explicação é que Betânia estava localizada no declive oriental do Monte das Oliveiras. Então tanto faz dizer que ascendeu de Betânia ou do Monte das Oliveiras.

Boquim significa "Lugar dos que choram". Este lugar recebeu este nome porque os israelitas neste local foram repreendidos pelo anjo do Senhor e o povo chorou, Jz 2.1-5. 

A cidade de Jericó nos dias da conquista de Josué tinha dois muros. O muro externo tinha 2 metros de espessura e 10 metros de altura e o interno tinha 4 metros de espessura por 10 metros de altura. Entre os muros havia uma distância de 5 metros, onde residia Raabe (Ver Josué 2). 

Há no mar da Galileia 22 tipos de peixes, dentre os quais se destaca o famoso peixe de São Pedro, um outro nome da 'Tilápia da Galileia'.

O Monte das Oliveiras está situado na linha de um cinturão sísmico. A cadeia de hotéis Hílton deixou de construir o hotel mais sofisticado do mundo neste local por orientação de engenheiros sismologistas, Zc 14.4.

Os evangelhos registram 4 declarações de Jesus concernentes ao divórcio. Em 2 delas, ele permitiu o divórcio no caso de adultério. 

FAMÍLIAS BÍBLICAS 


Mateus 1.18- 'Maria desposada com José' 

Na linguagem do AT, o termo significa noivos, conforme vemos em Dt. 20.7; 22.23-24. Naqueles tempos, em Israel, o noivado era ato seríssimo. Os noivos tinham responsabilidade como se fossem casados.

Em suma: Em Israel, o noivado era o primeiro ato do casamento. Nessa ocasião, o noivo entregava à noiva o contrato de casamento, ou uma moeda inscrita: "Consagrada a mim." 

ATENÇÃO NAS DICAS:


- 50 Sermões Ocasiões Especiais
- Explicação de Textos Difíceis da Bíblia (PDF)
- 30 Pregações Prontas em Power Point
- 16 Livros Teológicos em PDF
- 27 Estudos Bíblicos Avançados

No casamento oriental as núpcias duravam 7 dias ou mais dias. A união definitiva do casal somente tinha lugar no último dia. Nesse dia, o noivo dirigia-se à casa da noiva à a noite e a conduzia para a sua casa. Às vezes o ato ocorria também de dia. A lua-de-mel durava um ano. (Dt 24.5)

Nos tempos bíblicos, no casamento, as atenções eram centralizadas no noivo e não na noiva. Isto porque a noiva saía ao encontro do noivo com um véu e ninguém podia vê-la. 

Somente no 7º dia de festa a noiva era apresentada aos convidados, tipificando a Igreja que no arrebatamento não será vista pelo mundo, somente na revelação de Jesus, 7 anos depois (Ver Ap. 1.7). 

MUITOS FILHOS 


Todo casal judeu desejava ter filhos. Na realidade, era esse o alvo do casamento. O casal desejava ser lembrado; só através de descendentes isto era assegurado. Morrer sem deixar descendentes podia levar a família toda a ser destruída, esquecida para sempre. 

Em II Sm 14.4-7 lemos a respeito de uma viúva que tinha dois filhos. Estes entraram numa terrível briga e um matou o outro. Para fazer o filho culpado pagar por seu crime, os demais parentes insistiram em que ele fosse executado. 

A mãe, porém, implorou ao rei que a vida do seu filho fosse poupada: 

"Assim apagarão a última brasa que me ficou, de sorte que não deixam a meu marido nome, nem sobrevivente na terra" II Sm 14.7. 

Mesmo hoje os árabes palestinos consideram anormal a vida sem filhos. Quando nasce o primeiro filho de um casal, o nome do pai é ampliado de sorte que o nome do bebê se torna parte do nome do pai. 

Por exemplo, um pai cujo nome do filho é "Daniel", passa a ser conhecido com "Abu Daniel", que quer dizer "Pai de Daniel". E se um homem está casado há dois anos e sua esposa ainda não se engravidou, ele pode muito bem ser apelidado de "Pai de Ninguém". 

Muitos casais israelitas não podiam ter filhos. Hoje sabemos que os casais podem não ter filhos por causa da esterilidade do marido ou da esposa; mas o mundo dos tempos bíblicos lançava a culpa somente sobre a esposa pelo problema, (para uma exceção, veja Dt 7.14, assim julgava-se que a esterilidade fosse resultado de desobediência a Deus.) 

Os concidadãos ridicularizavam a mulher estéril, atribuindo-lhe "opróbrio" Lc. 1.25.

A falta de filhos passava a ser o assunto principal das orações dos casais. Note como Isaque rogou ao Senhor que concedesse um filho à sua esposa Gn 25.21. 

Ana chorou perante o Senhor e fez um voto de que se Deus lhe desse um filho, ela o consagraria ao serviço do Senhor I Sm 1.11. 

Quando o pecado era eliminado como a causa do problema, a esposa estava livre para procurar diferentes soluções. Seus parentes, amigos e vizinhos podiam sugerir que ela tentasse vários alimentos ou porções afrodisíacas que foram bons para eles. 

MANDRÁGORAS


Um desses alimentos é mencionado na Bíblia: Raquel pediu mandrágoras de Lia, sua irmã Gn 30.14-16. Acreditava-se que as mandrágoras produziam fertilidade; muitas vezes eram usadas como encantamento de amor. 

Raquel acreditava que se comesse este alimento, conceberia. Nos tempos rabínicos as mulheres procuravam vencer a esterilidade mudando a dieta alimentar. Acreditava-se que maçãs e peixes tornavam a pessoa sexualmente forte para a procriação. 

ASTARTE


As mulheres também usavam amuletos para assegurar a fertilidade. O profeta Jeremias notou outra prática pagã comum: As mulheres de Judá faziam bolos, ofereciam bebidas e queimavam incenso à "rainha dos céus" para garantir fertilidade Jr 44.17-19; cf. Jr. 7.18). 

A "Rainha" mencionada nesta passagem era, provavelmente, Astarote, a deusa Cananeia do amor sexual, da maternidade e da fertilidade. Naturalmente, todas estas práticas supersticiosas eram más aos olhos de Deus.

Prática para adoção era o ato de colocar no colo. Note-se que ao nascer, o filho de Bila foi colocado no colo de Raquel. Este ato era a parte central da cerimônia de adoção. A criança foi então adotada por Raquel como sua própria Gn 30.3. As outras referências bíblicas à adoção acham-se num ambiente estrangeiro: a filha de Faraó adotou Moisés Ex 2.10 - Egito; e Mordecai adotou Ester Et 2.7,15-Pérsia. 

Quando Raquel finalmente concebeu e teve um filho, ela exclamou: 

"Deus tirou o meu vexame" Gn 30.23. 

Na esperança de que este não seria o único filho, ela lhe deu o nome de José, que significa "Ele (Deus) acrescenta", dizendo: 

"Dê-me o Senhor ainda outro filho" Gn 30.24. 

Às vezes o aborto era causado por acidente. Uma mulher grávida podia ser empurrada ou escoiceada por um animal. Ela podia encontrar-se entre dois homens em briga. 

De acordo com a lei mosaica, a pessoa que infligia o golpe era multada se a mãe abortasse. Se o aborto causasse complicações e como resultado a mulher morresse, a lei impunha a pena de morte Ex. 21.22-23. 

ÁGUIA E GALINHA


A águia é fiel por natureza. Só aceita um único macho durante toda a vida. A galinha se sujeita a compor o "harém" de um galo.

Galinha é caça. Águia é caçadora. Os israelitas eram proibidos de comê-la. Dt 14.12. 

A galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais. 

Quando uma tempestade ameaça cair, a galinha corre para um abrigo. A águia, ao contrário, adora um vendaval, porque quanto mais forte o vento, mais alto ela voa. Vale-se das intempéries para desenvolver suas asas, vigorá-las e torná-las ainda mais poderosas. 

"Seu voo é impetuoso." Dt 28-49.

VERSATILIDADE


O maior poliglota do mundo vivo é Ziad Fazah, nascido a 10 de junho de 1954, na Libéria, fala fluentemente 58 idiomas, aprendidos autodidaticamente. 

O juramento com a mão sob a coxa (Gn 24-2; 47.29-31), significava submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó. (Gn 32.24-32). 

Realmente, dali para a frente Jacó tornou-se um homem de Deus. Até seu nome foi mudado. 

Também sugere-se que no sentido original 'coxa' fossem os testículos, significando a capacidade procriativa.

Rasgar as vestes (Gn 37.34) era uma demonstração de luto, tristeza, lamento. Há 28 casos na Bíblia. Os sacerdotes não podiam fazer isso (Lv 10.6), mas, em Mateus 26.65 o fez, sem razão. Esse ato de rasgar as vestes obedecia a uma série de regras. 

Cavalgar sobre jumentas brancas (Jz 5.10) era um costume exclusivo dos reis, juízes e fidalgos isso explica a passagem em apreço, e a semeadura de sal (Jz 9.45) significava desolação perpétua sobre o local. Castigo perene.

Um odre na fumaça (Sl 119.83) eram vasilhas feitas de peles para o transporte de líquidos. Eram postas sobre a fumaça para ficarem endurecidas pelo calor e fumaça. Isso também fazia aumentar a resistência e a espessura do couro através do encolhimento. No salmo era uma figura do estado de alma de Davi. 

A mesa na antiga Palestina era uma pele ou pedaço de couro circular, coloca sobre o tapete. No chão, nas beiradas desta mesa em forma de bandeja havia laçadas através das quais passava-se um cordão. 

Terminada a refeição, o cordão era esticado e a "mesa" ficava pendurada, deixando o caminho livre. Posteriormente introduziu-se a mesa com divãs para reclinar. Os convidados encostavam-se na mesa com o cotovelo esquerdo e comiam com a mão direita Mc 14.3.

A ordem de Jesus: "A ninguém saudeis pelo caminho" (Lc 10.4) não se tratava de indelicadeza. O tempo que restava para Jesus era pouco, muito pouco, e as saudações orientais tomavam muito tempo, não somente devido à troca de expressões formais, mas também por causa das poses que o corpo assumia. 

Se os enviados por Jesus cumprimentassem o povo segundo a maneira daquela época. Ele não cumpriria sua missão redentora no devido tempo. Ele sempre se referia ao "meu tempo". 

Amontoar brasas sobre a cabeça do inimigo (Pv 25.21-22 e Rm 12.20) refere-se às leis levíticas de Lv 16.12, quando o sumo sacerdote fazia expiação pelo povo, incluindo o incensário cheio de brasas. 

A expiação satisfazia à justiça de Deus, promovendo a reconciliação do homem com Ele. O caso aqui citado que serve para dar uma ideia do valor que há na compreensão da vida, das leis, e dos usos e costumes antigos orientais, conforme vemos na Bíblia.

Paulo foi maravilhosamente capacitado para grande trabalho entre os gentios: (a) Por nascimento, era hebreu. (b) Por cidadania, era romano. (c) Pela cultura, era grego. 

Esaú tinha duas esposas com o mesmo nome, ou seja, Basemate, que significa fragrância, em hebraico. Um era filha de Elom, heteu, Gn 26.34, e a outra, filha de Ismael e irmã de Nabaiote, Gn 36.3. 


O cortejo fúnebre era liderado pelas mulheres porque, diziam eles, como Eva, uma mulher trouxe a morte até o mundo, as mulheres deviam conduzir as vítimas à sepultura. Ver Jr 9.17. 

Nos tempos do AT, ao que parece, havia uma vestimenta própria para as viúvas, pois Tamar, a nora de Judá, usara as "vestes de sua viuvez", Gn 38.14. 15. Os judeus tinham o costume de esfregar sal nos recém-nascidos, ver Ez 16.4

UNGIR COM ÓLEO


Colocava-se na cabeça um pequeno cone feito de um material à base de óleo, cheio de perfume. Em contato com o calor do corpo, o cone ia-se derretendo lentamente e o perfume pingava nas roupas, veja SI 23.5; Lc 7.44-46. 

No Egito, o período de luto para os membros da realiza era de 70 dias, 40 dias eram para o embalsamamento. E Jacó, sendo pai do primeiro ministro teve direito a essa honra, veja Gn 50.3.

Na vida dos hebreus o novilho cevado era considerado o melhor de todas as carnes e era reservada para as ocasiões mais festivas Lc 15.23. Por outro lado, o cabrito era carne mais comum, mais barata, Lc 15.29. 

O ofício de curtidor era desonroso para os judeus, era considerado imundo por trabalhar com animais mortos. Normalmente, eram obrigados a viver fora dos limites da cidade. Simão o curtidor, morava à beira do mar, na cidade de Jope, At 10.6. Pedro, o apóstolo, hospedou-se na casa de Simão, desafiando este preconceito (At 9,43).

COSTUMES BÍBLICOS


O homem israelita só se considerava vestido usando duas vestimentas, uma interior e outra exterior, ou seja, duas capas. Quando usava apenas a túnica interior, dizia estar nu, I Sm 19.24, Is 20.2-4; Jo 21.7. 

Os hebreus não usavam talheres, o chamado "bocado" referido em Jo 13.26, era um pedaço de pão usado para mergulhar na sopa ou caldo que ficava no centro da mesa, às vezes o dono da festa molhava o "bocado" e dava a um convidado. Jesus deu um bocado a Judas, indicando que ele o trairia. 

Por que o profeta João Batista disse que não era digno de desatar as sandálias de Jesus? Porque esta função era de um escravo ou de um membro da família de condição inferior e João Batista era tão humilde que se considerava inferior a um escravo em relação a Jesus (Jo 1.27).

O colar era uma joia de muito valor para o povo da antiguidade, e é disso que vem a importância da parábola da dracma perdida. As mulheres judias tinham o costume de guardar 10 dessas moedas para confeccionar um colar para o seu casamento. Daí vem a preocupação em dar uma busca pela casa à procura da moeda perdida, conforme (Lc 15.8).

A água que o povo bíblico usava na época de Jesus era ajuntada em cisternas durante a chuva ou apanhadas nos poços da vila. Haviam vendedores de água que usavam a expressão usada por Jesus em Jo 7.37: "quem tem sede venha a mim e beba”. 

As portas da cidade eram centros de conversações e de comércio. Muitas vezes as portas recebiam o nome de acordo com os artigos aí negociados. Ex: porta das ovelhas, porta do peixe, etc. (Ne 3.3,32) Visto como os anciãos muitas vezes faziam negócios junto à porta, "assentar-se à porta* significa atingir certa eminência social. Gn 19.19

A expressão "rasgar as vestes" registradas em Gn 37.34 era demonstração de luto, lamento e tristeza. Mas conta-se que havia 39 leis que regulamentava a maneira certa de uma pessoa enlutada rasgar a roupa.

Dos 3.779 versículos dos 4 evangelhos, mais de 50% foram proferidos por Jesus, ou seja, um total de 1.934 versículos.  

A vinda do Senhor é referida na Bíblia 1845 vezes, sendo 1527 no AT e 318 vezes no NT.

Ora, vem Senhor Jesus (Ap 22:20)


BAIXAR EM PDF


Baixe aqui essas informações no e-Book em PDF:
FONTE: Pr. Carvalho Jr (Adaptado)

VEJA TAMBÉM


- MARATONA BÍBLICA

- NOMES ESTRANHOS DA BÍBLIA