2 Apostilas de Nós e Amarras (PDF Ilustrado)

Apostilas de Nós e Amarras

Amarrar o sapato, um aventa; colocar uma gravata; fazer uma tipoia; fechar um saquinho de compras; amarrar a carga, a prancha, o barco em um automóvel; ancorar um barco; arrastar troncos; rebocar um carro; erguer objetos pesados ou não; fechar uma caixa, um pacote ou transportar livros; construir abrigos, móveis e utensílios; fazer uma armadilha; prender uma barraca; armar uma rede de dormir; encastroar anzóis, unir linhas de pesca; prender-se a um andaime ou um galho de árvore para podá-la; encabrestar um cavalo ou prender com segurança seu cachorro; resgatar uma vítima etc. 

São alguns dos inúmeros exemplos do quanto os nós são importantes nas mais diversas áreas e profissões. Inclusive em nosso dia-a-dia, sendo assim essenciais em qualquer situação.

NÓS E AMARRAS


Uma corda possui três componentes que são: fibras, fios e cordões. Os fios são feitos por traçado das fibras, os cordões por traçado de fios e a corda por traçado dos cordões. 

As cordas podem ser de fibra vegetal, como: manilha, sisal, cânhamo, algodão, linho, pita, cairo, etc., fibra mineral: zinco, cobre, aço, aço inox, etc., e as sintéticas: nylon, perlon (que nada mais é que o nome fantasia para o nylon tipo 6), dacron, spectron, poliamida, polipropileno, polietileno, poliester, kevlar, etc.)

Estes tipos de cordas são mais maleáveis, têm uma resistência maior a abrasão, excelente capacidade de absorção de choques, e ponto de fusão relativamente alto.

São muito empregadas em acampamentos, na marinha, por montanhistas, espeleólogos, e importantíssimo em operações de resgates. Muitas vezes, uma vida pode depender de um nó “bem feito”.

No uso de cordas, haverá necessidade da fazer nós, quer para amarrações, quer para emendas, quer para içar ou outros fins. Daí a importância de se saber alguns nós. Um bom exercício consiste em faze-los com as mão atrás das costas ou de olhos fechados para memorizar.

Vários fatores influenciam na nomenclatura dos nós, tais como: por qual nome ele é conhecido numa determinada região, país, etc.; quem foi o criador (as vezes leva o nome de quem o criou); em que meio ou atividade é usado; etc. Em muitas ocasiões não havendo uma concordância quanto ao nome correto.

Alguns exemplos:


1 - Nó de pescador ou Nó de inglês; 

2 - Calabrote ou Nó de abôço ou Nó do artilheiro; 

3 - Nó d’água ou Nó de fita ou Nó duplo; 

4 - Nó de borboleta ou Nó de alpinista ou Borboleta alpina; 

5 - Nó de barraca ou Nó kanoê; 

6 - Volta do salteador ou Nó de fuga; 

7 - Nó de trapa ou Nó de ábita; 

8 - Nó auto-block ou Nó de Bachman (seu inventor); 

9 - Nó Prusik (seu inventor) ou Nó Prússico; 

10 - Balso de calafate ou Nó francês;

11 - Catau do marinheiro ou Cadeira de bombeiro; 

12 - Volta do fiel ou Nó de porco ou Nó de barqueiro; 

13 - Nó de contração ou Nó constritor; 

14 - Nó em oito ou Nó em oito singelo ou Volta de fiador; 

15 - Encapeladura singela ou Volta de singela ou Nó de algema; 

16 - Nó UIAA ou Nó de Munter (seu inventor) ou Meia-volta de fiel; 

17 - Escada de quebra-peito ou Nó de escada; 

18 - Nó quadrado duplo ou Nó quadrado
com três alças; 

19 - Balso americano ou Nó espanhol; 

20 - Lais de guia ou Nó de bolina; 

21 - Volta da ribeira ou Nó de vigamento; 

22 - Nó de forca ou Nó de carrasco, e tantos outros.

DOWNLOAD APOSTILAS


Baixe aqui as duas apostilas com instruções detalhadas sobre os mais diferentes tipos de nós e amarras para usar em situações diversas.

VEJA TAMBÉM


- Divertir e Instruir PDF