18 Curiosidades do livro de Êxodo PDF

Tags

curiosdades exodo biblia


2. Na linguagem do Oriente Médio, o “amor” dedicado ao grande rei era um termo convencional para demonstrar lealdade total e uma fé implícita expressos em obediência e culto (Ex 2O.6).


3. Pitom e Ramessés foram duas cidades construídas pelo Israelitas no tempo que eram escravos no Egito, eram usadas para armazenar os mantimentos das colheitas. (Êx. 01:11)


4. A mãe de Moisés, Miriam e Arão chamava-se Joquebede, e era casada com o próprio tio, chamado Anrão. (Ex 6:20)


5. Sifrá e Puá eram os nomes das 2 parteiras responsáveis pelos nascimentos dos hebreus no Egito, elas foram abençoadas por Deus porque se recusaram a matar as crianças conforme a ordem de Faraó. (Êx. 01:15)


6. O maná, a comida enviada por Deus, tinha o propósito de desacostumar o povo com o alimento cárneo do Egito, era semelhante a semente de coentro, branco e de sabor como bolos de mel. (Ex 16:31)


7. Bezalel era o homem que tinha habilidade em artes que ficou responsável pelos detalhes esculturísticos do santuário, já no templo de Salomão o escultor principal foi ‘Hirão’. (Ex 31:2 e 1 Re 7:14) 


8. O livro de Êxodo ocupa mais de um terço de seu conteúdo transcorrendo sobre o santuário, seus ritos e o formato dos utensílios utilizados para os serviços nele oficiados, é uma ênfase constante de um Deus que dá atenção aos detalhes.


9. Arão foi o primeiro sacerdote a ministrar no Santuário, ele era casado com Eliseba com quem teve quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Os 2 primeiros, porém, morreram fulminados dentro do santuário por haverem introduzido um fogo diferente daquele que Deus havia estipulado nas ordenanças a Moisés. (Ex 6:23 e Lv 10:1,2)


10. A partir da terceira praga, a dos piolhos, os magos do Egito não conseguiram mais replicar os sinais que Moisés havia efetuado diante do Faraó, e exclamam com espanto: ‘Isso é o dedo de Deus’. (Ex 8:19)


11. Os 10 mandamentos, ou o ‘Decálogo’ estão em Êxodo Capítulo 20, porém também são repetidos em Deuteronômio Cap. 5, com a diferença que em Êxodo o motivo dado para a guarda do sábado é a criação, e em Deuteronômio é libertação do Egito. (Ex 20 e Dt 5)


12. Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites (1Rs 19:8; Dt 9:9).


13. Moisés foi um dos mais notáveis estadistas da história, era legislador, criador de uma nação, fundador do sistema teocrático de Israel e abriu mão de suas funções na corte, onde seria um possível Faraó no Egito. (Hb 11:24,25)


14. O Salmo 77 é um poema que relembra a travessia do Êxodo, concluindo com a linda expressão: ‘ Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas, pelas grandes águas; e ninguém viu as tuas pegadas.’ (Vs 19)


15. Os autores mais fecundos da Bíblia foram: Moisés, no Antigo Testamento e Paulo, no Novo Testamento.


16. Zípora, a esposa de Moisés não queria circuncidar os filhos, até que um anjo apareceu e tentou matar Moisés por isso, foi então que ela pegou uma pedra e circuncidou as crianças, mas ficou irritada com isso, e chamou ele de esposo Sanguinário. (Ex 4:25)


17. O livro de Êxodo é o único da Bíblia que tem um trecho escrito pelo dedo do próprio Deus. (Ex 31:18)


18. Os tecidos do santuário eram subdivididos em 7 diferentes camadas, sendo as externas mais grossas de pele de animais,  e as interiores de linho fino. 


BAIXAR PDF 


Baixe aqui o arquivo PDF com as 18 Curiosidades do livro de Êxodo:




Download 


VEJA TAMBÉM