A amizade é um dom

amizade e um dom


No corre-corre da vida, muitas vezes esquecemos a importância da amizade, embora, cada vez mais, as pessoas sintam a necessidade de encontrar um olhar sincero, amigo e que inspire confiança.


Vamos conversar um pouco sobre o grande valor da amizade. A nossa Igreja deve ser um lugar onde a amizade reine soberana e sempre com a ajuda de todos, cada um deve expressar e doar com sinceridade aquilo que é e o que pretende ser. A sinceridade e a amizade são fundamentais para Casa de Deus!.


I - A Amizade não é receber, é dar!


Durante uma Guerra um soldado ao ver que seu amigo não havia voltado do campo de batalha pediu ao seu Tenente:


"-Meu amigo não voltou do campo de batalha, senhor, solicito permissão para ir buscá-lo" - disse um soldado ao seu tenente.


"-Permissão negada." - replicou o oficial - "Não quero que arrisque a sua vida por um homem que provavelmente está morto.


O soldado, ignorando a proibição, saiu, e uma hora mais tarde regressou, mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo.


O oficial estava furioso:


"-Já tinha te dito que ele estava morto!!! Agora eu perdi dois homens! Diga-me: Valeu a pena ir lá para trazer um cadáver?"


E o soldado, moribundo, respondeu:


"-Claro que sim, senhor! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e pode me dizer":


"-Tinha certeza que você viria!"


Um amigo é aquele que chega quando todo o mundo já se foi!


Ser amigo é ser capaz de dar até a própria vida por amor!


E você, o que seria capaz de dar ou fazer sem pedir nada em troca?


Amizade é exatamente isso dar, sem esperar receber.


Muitas pessoas escolhem seus amigos pelo que eles têm e não pelo o que eles realmente são. São pessoas ambiciosas, que trocam de amigos como quem troca de roupa, e assim que eles não têm mais nada a oferecer que seja de seu interesse, o abandona.


Estas pessoas não conhecem o verdadeiro sentido da amizade, não sabem ser amigas!


Mas ainda existe uma saída para estas pessoas que agem dessa forma. E a saída é olhar para o exemplo de Cristo Jesus, o nosso melhor amigo. Ele foi capaz de dar a própria vida por uma humanidade que o julgou e o condenou.


Talvez você não precise dar a vida a sua vida por alguém, mas esteja sempre pronto a oferecer umas das coisas que você tem de mais grandioso e que é fundamental para a amizade, a sua lealdade. Cristo foi leal a você! Seja leal você também.


Concurso para as Crianças:


II- A Amizade é apoiar, crer e incentivar


Pv. 27:9 nos diz: “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.”


Deus, com sua infinita sabedoria e bondade, criou a amizade para que pudéssemos ter alguém em quem confiar.


Criou a amizade para que tivéssemos ao nosso lado alguém capaz de se colocar em nosso lugar nas mais inusitadas situações para melhor nos compreender em vez de nos julgar e estivesse sempre disposto a nos estender a mão.


Deus sabia que nós precisaríamos de alguém que sonhasse conosco os nossos sonhos mais bonitos, que nos apoiasse e acreditasse em nosso potencial de fazer com que tudo desse certo.


Um amigo deve nos apoiar em vez de nos criticar, crer que somos capazes de realizar coisas fantásticas. Mas se achar que estamos errados e que na verdade devemos parar em vez de prosseguir, um verdadeiro amigo encontra a melhor maneira de nos alertar sem nos ferir.


Um amigo luta conosco as nossas batalhas mais intensas, nos incentivando quando pensamos que algo é muito difícil, mesmo que o resto do mundo acredite que é impossível.


Um amigo sempre nos anima e nos motiva seja com um conselho, com sorriso, ou um simples abraço, que nos faça sentir que vale a pena viver, lutar e vencer.


Concurso para adultos:


III- A Amizade não é ofender, é compreender


Havia um garoto que tinha um temperamento muito ruim. O pai do garoto lhe deu um saquinho cheio de pregos e lhe disse: Toda vez que perder a paciência, você deverá pregar um prego atrás da cerca.


No primeiro dia o garoto enfiou 37 pregos na cerca. Em algumas semanas, conforme ele ia aprendendo a controlar seu temperamento, o número de pregos martelados por dia reduziu gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca...


Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu a paciência nenhuma vez.


Ele chegou e disse aquilo a seu pai. Este sugeriu que ele retirasse um prego por cada dia que ele conseguisse controlar seu temperamento.


Finalmente, chegou o dia em que o garoto havia retirado todos os pregos da cerca.


Então seu pai segurou sua mão e levou-o até a cerca e disse:


Você foi muito bom, meu filho, mas olhe os buracos na cerca. A cerca jamais será a mesma. Quando você diz coisas com raiva para as pessoas, estas coisas deixam cicatrizes, exatamente como estas. É como você enfiar a faca em um homem e retirá-la. Mesmo que você peça desculpas, o buraco estará lá, do mesmo jeito.


Um ferimento verbal às vezes é tão ruim quanto um físico.


Amigos são jóias muito preciosas. Eles fazem você sorrir e lhe dão apoio para que você tenha sucesso. Eles lhe prestam ouvido, eles lhe elogiam e tem o coração sempre aberto para você.


Experimente não ofender os seus amigos e esteja sempre pronto a ouvi-los e compreendê-los e a Amizade se fortalecerá cada vez mais.


IV-A Amizade é Perdoar:


Am.3:3 nos diz:“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?”


Nunca deixe de perdoar um amigo!


Em uma cidade do interior de São Paulo moravam duas meninas, que eram muito amigas, faziam tudo juntas, iam ao cinema, a pracinha, paqueravam, jogavam bola, brigaram também muitas vezes, mas no final sempre faziam as pazes e riam das bobagens que tinham falado.


Elas eram muito amigas e todos daquela pequena cidade do interior sabiam disso, sabiam o valor que uma tinha para outra, se naquela cidade fosse perguntado o que era verdadeira amizade, certamente as pessoas dariam o exemplo daquelas duas que sem sombra de duvida eram amigas!


Um dia aconteceu que outra pessoa interferiu na amizade das duas, contando mentiras para ambos os lados, isso as incomodou e fez com que elas tivessem uma discussão feia, porém depois de terem dito tudo que precisavam, uma das meninas então se desculpou dizendo:


_Desculpa, eu sei que eu não disse isso, mais mesmo assim me perdoe não quero brigar com você!


Porém a outra garota apesar de gostar muito da amiga, decidiu não perdoa-la dizendo:


_ Me da um tempo pra pensar, vou embora!


Aconteceu que nessa noite a garota que tinha pedido desculpas, foi atropelada e acabou morrendo, sem o perdão de sua melhor amiga. A outra menina, não se conformava com a morte da amiga, sem ela ter tido pelo menos a chance de se despedir!


Por isso sempre deixe as pessoas a quem você ama com palavras amorosas, não importa o que elas tenham feito pra você, lembre-se que as pessoas que amamos são tiradas de nós muito rapidamente, então não exite em dizer o quanto você valoriza, ama e perdoa seus amigos porque pode ser a ultima vez que você os veja.


Perdoe sempre, quantas vezes forem necessárias sem pensar que isso é demais, pois Cristo te perdoa todos os dias e deixa para trás tudo o que aconteceu como se nada tivesse acontecido. Pense nisto e faça para com as pessoas tudo aquilo que você espera que Cristo faça para com você.


Premiação de quem fez a frase mais bonita sobre amizade:


V-Conclusão:


Pv. 17:17 nos diz:“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.”


Talvez esta seja a principal dificuldade da Igreja de hoje, Amar o nosso semelhante, mas Jesus era um especialista em pessoas. Seu ministério estava cercado de pessoas. Ele era apaixonado por elas, que são a obra prima da criação de Deus.


Jesus priorizou as pessoas em seu ministério terreno. Com a agitação dos tempos modernos, às vezes nos esquecemos disso. Parece que tudo contribui para que deixemos de de amar as pessoas, de vivenciar seus medos e traumas.


É preciso amar o semelhante com ações palpáveis, mensuráveis, com todo o ser, com todas as forças.


O mundo está clamando por uma Igreja de pessoas que por seu próximo, sejam capazes de dar sem esperar nada em troca, que os apoiem, que acredite neles, que os incentive sempre que necessário, que os compreendam, que os perdoem por mais difícil que pareça e os ame com amor verdadeiro, o amor que vem de Deus. É exatamente por esta razão que a Amizade é um dom.


Que esta seja a realidade de nossa Igreja e que o dom da Amizade seja refletido em nós. Amém!