Cheque seu QI – Quociente de Inovação

QI – Quociente de Inovação

Como você cria um espírito inovador? Cheque seu QI – Quociente de Inovação. 


Há pessoas que criticam o que está errado, pessoas que sugerem caminhos melhores para a realização do trabalho e pessoas que encontram um caminho melhor para fazê-las. Em que categoria você se encontra?


Faça esse teste rápido para conferir qual é seu Quociente de Inovação. Marque 3 para “sempre”; 2 para “algumas vezes”; 1 para “de vez em quando”; e 0 para “nunca”.


TESTE QI


___ 1. Você é um detetive? Olha sob a superfície para ver o que está acontecendo – problemas, tendências, reação dos outros?


___ 2. Você é um “inovador oportunista”? Encontra oportunidades para resolver problemas, criar desejos e satisfazer necessidades?


___ 3. Você é um estrategista? Gasta tempo redefinindo seus alvos, corrigindo sua rota e revisando os planos para concretizá-los?


___ 4. Você é um desafiador? Examina as pressuposições, as tendências, as crenças preconcebidas pelas fendas e oportunidades?


___ 5. Você tem inclinação para espião? Monitora ativamente as mudanças em seu campo, tais como a tecnologia, política ou atitudes para reconhecer a oportunidade logo que aparece?


___ 6. Você é um conector? Mantém seus olhos abertos aos conceitos que podem ser aplicados de um campo para o outro?


___ 7. Você assume riscos? Está disposto a desenvolver e a pôr em prática suas próprias ideias.


___ 8. Você é intuitivo? Confia que seus sentimentos são verdadeiros?


___ 9. Você é um simplificador? Consegue reduzir as decisões complexas a poucas questões quando vê o “quadro todo”?


___ 10. Você supre as necessidades? Busca a necessidade humana por trás das estatísticas?


___ 11. Você é um visionário? Pensa mais longe do que a maioria dos seus colegas? Pensa em termos de longo prazo? Descreve sua visão para os outros?


___ 12. Você possui muitos conhecimentos? Busca informação e faz pesquisa para ter argumentos a seu favor? Emprega a informação criativamente? 


___ 13. Você é ávido por ouvir a seu respeito? Anseia ouvir dos outros sobre seus pontos cegos? Você acata as “melhores ideias” dos outros?


___ 14. Você é um transmissor de novas ideias? Você mantém muitos contatos com quem partilha pensamentos, fica entusiasmado com uma nova abordagem ou ideia? Você busca outras pessoas inovadoras?


___ 15. Você é um futurista? Você se destaca na discussão, com um grupo de pessoas, sobre o futuro? Você é fascinado pelo futuro?


___ 16. Você aprecia a leitura? Devora livros, revistas, artigos sobre histórias de sucesso, inovações em geral, especificamente em seu campo de interesse?


____ Total dos Pontos


Uma pontuação de 41-48 mostra que você se deteve o suficiente em sua busca de uma visão para responder a essas perguntas. 


Algum dia veremos seu nome brilhar. 36-40 pontos mostram que você está pronto para ingressar na equipe dos “descobridores”. 30-36 você é uma pessoa ciente, disposta e que dá suporte. 


Abaixo de 29 você mantém e conserva o passado. Seus talentos parecem estar em outras áreas. 


Baixe aqui esse teste em PDF:



- Download