Culto jovem caminhos e escolhas

caminhos e escolhas


Culto Jovem – Caminhos (tema baseado no livro Mensagem aos Jovens)


“Aos que receberam e aos que creram, em Seu nome, Dou-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. “ João 1:12


“Portanto se alguém está em cristo, nova criatura é. As coisas velhas já se passaram, eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5:17


No culto jovem de hoje, vamos aprender mais um pouco sobre os caminhos que temos que escolher... Vamos aprender sobre nossas escolhas.


O caminho Largo


Na Estrada larga, todos estão preocupados com sua pessoa, suas vestes, seus prazeres. Entregam-se livremente à hilaridade e a diversão e não pensam no fim de sua viagem e na destruição certa no final do caminho. Muitos escolhem passar por essa estrada e carregam sobre si as palavras: “Morto para o mundo. O fim de todas as coisas está próximo, estejam também prontos.” Porém, apesar dessas palavras, se parecem com as outras pessoas que se achavam em redor delas, com a diferença única de uma sombra de tristeza que lhes estampava no rosto. Suas conversas, roupas, diversão também eram iguais. Estão no caminho largo, porém professam pertencer ao número dos que viajam no caminho estreito. E os que estão em redor deles dizem: - “Não há distinção entre nós. Somos iguais, vestimos, falamos e procedemos da mesma maneira.”


Queridos, porque é tão difícil viver uma vida abnegada, humilde? Porque os professos “cristãos” não estão mortos para o mundo. Porque ainda há os que desejam os alhos e as cebolas do Egito? Inclinam-se a vestir e proceder o mais semelhante possível ao mundo, e todavia querem ir para o céu. 


Esses sobem por outro caminho. Não entram pela porta estreita e pelo apertado caminho... Se alguém deseja que sua influência fale em favor da verdade, viva segunda essa verdade, imitando assim o humilde Exemplo: Jesus.


O Caminho estreito


Encenação – Dois ou três jovens caminhando pela igreja, enquanto o texto abaixo é narrado.


Narrador - Os que viajam pelo caminho estreito, conversam a respeito da alegria e felicidade que terão no fim da viagem. Seus rostos muitas vezes estão tristes, e, todavia, brilham freqüentemente com piedosa e santa alegria. 


Não se vestem como a multidão do caminho largo, nem falam como eles, nem agem como eles. Um Modelo lhes foi dado. Um Homem de dores e experimentado nos trabalhos, abriu-lhes aquele caminho, e no pó ele viajou. Seus seguidores vêem Seus rastos, e ficam consolados e animados. 


Ele o percorreu em segurança, assim também poderão fazer os da multidão, se, acompanharem as Suas pegadas.


Sonhos ou escolhas?


Você já recebeu inúmeros bons conselhos em sua vida, certo? Quase no topo da lista há uma sábia observação de um amigo: “A vida não é feita dos sonhos que você tem, mas das escolhas que você faz.”


Ele está certo!!! Sua vida é hoje a somatória de todas as escolhas que você fez até este momento. Em qualquer situação, temos uma infinidade de escolhas, variando de realmente péssimas, para a mediocridade das escolhas comuns, até atingirmos as boas escolhas, e então àquelas que são excelentes.


Deus quer nos mover através dessas possibilidades, passando por cima dos nossos impulsos naturais, até atingirmos as escolhas excelentes. Em geral é um desafio fazer a melhor escolha, especialmente se não houver muitos outros unindo-se a nós. 


Às vezes, pode parecer que nossos sonhos e desejos foram reprimidos. Mas se você seguir o conselho de Paulo, (Filipenses 1:10-11) notará alguns resultados bem positivos, como ser sincero, inculpável e frutífero.


Não sabe qual caminho escolher? Decida-se a viver uma vida cheia de amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23) depois deleite-se com os resultados. Passar pelo caminho estreito vivendo dessa maneira, será muito mais fácil. Faça uma escolha excelente e observe o desenrolar das bênçãos.


Encerramento


Cristo convida cada um a ponderar. Faça uma conta honesta. Coloque num prato da balança Jesus, que significa tesouro eterno, vida, verdade, céu e a alegria de Cristo pelos redimidos; no outro, coloque toda a atração, que o mundo pode oferecer. 


Num prato coloque a sua perdição e das pessoas para quem você poderia ser instrumento de salvação. No outro, DEUS. Pese para agora e para a eternidade. Enquanto está ocupado nisso, Cristo diz: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira?” Mar.. 8:36


Deus deseja que escolhamos o celestial em vez do terreno. Abre-nos as possibilidades de um investimento celeste. Deseja prover encorajamento para nossas mais elevadas aspirações e seguranças para nosso mais excelente tesouro. Declara: “ Farei que um homem seja mais precioso do que o outro pura e mais raro do que o ouro fino. De Ofir” Isaias 13: 12.


Quando forem consumidas as riquezas que a traça devora e a ferrugem corrói ( Mat. 6:19) os seguidores de Cristo poderão alegrar-se em seu tesouro celeste, em suas riquezas imperecíveis. (Parábolas de Jesus, p. 374)


Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;


E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.