Jornal da Bíblia (Interativo)

O Jornal da Bíblia


Notícias de Abertura


1. Livro antigo, torna-se um best seller moderno

2. Quais são as bases para se crer na Bíblia? O que é Inspiração?

3. Quais as principais correntes de pensamento sobre a Inspiração?

4. O que pensa a Igreja Adventista sobre a Bíblia.


Comerciais


1. Curiosidade sobre a origem da Bíblia

2. Curiosidade sobre a divisão da Bíblia em capítulos e versículos

3. Curiosidade sobre quantas divisões a Bíblia possui e Brindes


NOTÍCIA 1


1. Apresentador 1 - Boa noite! De todos os livros antigos que se tem conhecimento a Bíblia, é uma das mais notáveis obras que se tem registro nos dias de hoje. Segundo, Norman Geisler e Willian Nix, este livro sagrado, torna-se especial porque sua origem e composição tem atraído a atenção de muitos ao longo das eras, e ao mesmo tempo transformado vidas.


2. Apresentador 2 – É verdade. Pesquisas feitas revelam que a Bíblia, que tem um caráter altamente religioso, e que este livro sagrado é um dos mais lidos, mais amado e mais odiado dos livros entre a população mundial.


3. Apresentador 1 - Afinal, o que constitui o caráter inusitado da Bíblia? Como ela se originou? Podemos confiar em suas mensagens?


4. Apresentador 2 – Escrita no espaço de 1500 anos, por cerca de quarenta pessoas diferentes, a Bíblia está dividida em dois grandes testamentos: o Antigo Testamento, com 39 livros e o Novo Testamento com 66 livros.


5. Apresentador 1 – Veja a seguir: Quais são as bases para se crer na Bíblia e o que a Inspiração tem a ver com isso?


6. Apresentador 2 – Vamos aos nossos comerciais.


COMERCIAL 1


1. Repórter 1 – Você sabia que a Bíblia foi escrita


NOTÍCIA 2


1. Apresentador 2 – A Bíblia é considerada a palavra de Deus, segundo ela mesma afirma em I Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é a inspirada Palavra de Deus. Em outro texto, II Pedro 1:21 reforça que “homens santos falaram movidos pelo Espírito de Deus”. 


No primeiro texto bíblico a palavra “inspirada” vem do termo grego theopneustos que significa sopro de Deus. Daí portanto a idéia de que a Bíblia foi soprada por Deus.


2. Apresentador 1 – Pode-se deduzir daí que inspiração tem a ver com aquilo que foi escrito e não propriamente com os escritores. 


A inspiração passa por três etapas. A 1ª – Deus é a fonte de toda inspiração bíblica. Partiu dEle a predisposição em compor a Bíblia.


3. Apresentador 2 – 2ª – Deus proveu a Bíblia através de homens dedicados à Sua causa, ou seja, Deus deu as suas mensagens divinas através de instrumentalidade humanas.


4. Apresentador 1 – E 3ª etapa – O resultado da disposição divina em dar a Sua palavra através de homens, é a constituição completa da Bíblia, assumindo autoridade divina em seu contexto e essência.


5. Apresentador 2 – Além de existir inúmeros textos bíblicos que atestem sua veracidade e autenticidade, pode ser crer na Bíblia porque ela é a expressão máxima da autoridade divina.


6. Apresentador 1 – Em instantes você vai conhecer as principais correntes de pensamento acerca da Inspiração.


7. Apresentador 2 – Vamos aos nossos comerciais.


COMERCIAL 2


1. Repórter 2 – Você sabia que a Bíblia está dividida em 8 seções. 4 Seções no Antigo Testamento, que são: Pentateuco, poesia, história e Profetas; e no Novo Testamento 4 Seções, que são: evangelhos, história, epístolas e profecia.


2. Repórter 1 – O Jornal da Bíblia agora irá sortear um presente para aquele que souber recitar décor todos os livros da Bíblia.


NOTÍCIA 3


1. Apresentador 2 – Com o passar do tempo, pessoas se levantaram na história para defender seus interesses diante do grande assunto que envolvia a Bíblia. Daí originou-se três grandes correntes de pensamento acerca da Inspiração.


2. Apresentador 1 – A Primeira grande corrente é chamada de Ortodoxia, que defende que a Bíblia é a palavra de Deus. Tal pensamento se divide em duas vertentes. A primeira é que a Bíblia foi ditada por Deus, ou seja, cada palavra da Bíblia foi falada por Deus. E a segunda é que Deus inspirou os conceitos e que os homens exprimiram tais conceitos nas suas palavras e em seus estilos.


3. Apresentador 2 – A segunda corrente é o Modernismo que defende que a Bíblia contém a Palavra de Deus. 


Isto é evidenciado em dois grandes momentos, através da iluminação, onde Deus revelou os assuntos a apenas a alguns dos escritores, e a outra diz respeito de que a Bíblia não passa apenas de um mero caderno de anotações das grandes lendas e aventuras vividas pelo povo judeu.


4. Apresentador 1 – E a terceira corrente diz respeito a Neo-Ortodoxia que defende a idéia de que a Bíblia pode tornar-se a Palavra de Deus através de um processo em que retire todos os mitos envolvidos nas mensagens e faça suas devidas aplicações na vida humana, e através de um encontro pessoal entre o adorador e o próprio Deus.


5. Apresentador 2 - Vê-se, portanto, que existem divergências de pensamento concernente ao caráter da inspiração da Bíblia. 


Mas segundo estudiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Bíblia corresponde ao processo ortodoxo conceitual, ou seja, que Deus inspirou os conceitos e os escritores orientados pelo Espírito Santo, se encarregaram de conforme seus estilos escreverem as palavras que estão na santa Bíblia.


6. Apresentador 1 - O que mais defende sobre a Bíblia a Igreja Adventista? Quais são os seus princípios concernentes a Palavra de Deus?


7. Apresentador 2 – Isso é o que você verá em nosso último bloco após os nossos comerciais.


COMERCIAL 3


1. Repórter 1 – O Jornal da Bíblia agora irá sortear um presente para aquele que souber explicar o que defendem os neo-ortodoxos sobre a Bíblia.


NOTÍCIA 4


1. Apresentador 1 – Os Adventistas do Sétimo Dia creem que As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. 


Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova da experiência, o autorizado revelador de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na História.


2. Apresentador 2 - Também creem que as sagradas escrituras é a revelação divina do Deus-homem único: o Filho de Deus, Jesus Cristo – o Salvador do mundo.


3. Apresentador 1 - Deus pode se revelar na natureza e na história, porém, através da Bíblia, Deus apresentou uma “revelação especial” de Si próprio. Ele decidiu apresentar-Se diante da humanidade por um meio específico, o qual não deixaria margem a questões no tocante a Seu caráter ou Seu amor pela humanidade.


4. Apresentador 2 - A Bíblia expõe a humanidade e revela a Deus. Expõe a condição humana e revela a solução divina. Os seres humanos são mostrados como perdidos, separados de Deus, enquanto Jesus é apresentado como Aquele que localiza o perdido e o traz de volta. Jesus Cristo é o ponto focal das Escrituras.


5. Apresentador 1 – Eis portanto de forma sucinta, o que os Adventistas do Sétimo Dia creem acerca da Bíblia.


6. Apresentador 2 – Este livro ta pequeno em relação a tantos outros que existem, mas sobrepuja a todos por ser a expressa Palavra de Deus que visa revelar Jesus para a humanidade durante toda a sua existência.


7. Apresentador 1 – Nos próximos encontros você saberá com detalhes acerca de outros assuntos tão importantes que envolvem a Palavra de Deus. Não perca!


8. Apresentador 2  - Boa Noite!


9. Apresentador 1 – Boa Noite!


10. Encerraremos cantando o cântico “Unidos Pela Palavra”