Os caminhos do mundo e o caminho de Deus

caminhos de deus


Objetivos do Programa: Levar os jovens a uma reflexão e decisão, sobre qual o melhor caminho.


Existe no mundo atual, uma busca surpreendente por caminhos que possam conduzir a Deus. Entre a Espanha e a França existe o caminho de Santiago de Compostela, que recebe milhares de peregrinos, vindos, de todo o mundo, para percorrerem quase 900 km em cerca de 12 dias. 

Há vários outros caminhos místicos que atraem as pessoas, principalmente no Oriente. Um deles é a Via Crucis, em Jerusalém.


Dentro de nosso país, da realidade que conhecemos, destacam-se Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, e Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, para onde afluem milhares de peregrinos. Existem também outros caminhos que os homens buscam: o caminho da prosperidade, o caminho da saúde e outros. Com a proximidade da virada do milênio, esta procura virou uma febre mundial.



Mas será que estes caminhos realmente conduzem a Deus? Analisaremos no programa de hoje, baseado na Palavra de Deus, um contraste entre o Verdadeiro Caminho e os Caminhos do Mundo, que nos ajudará a sermos Vencedores a Cada Dia. 


Pois há caminhos que parecem, ideais pra se seguir, Mas será que conseguimos escolher corretamente qual devemos seguir?


17h22min - I PARTE


Primeiro orador



João 14: 5,6:"Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".



Jesus é o único caminho, o único e verdadeiro caminho, através do qual nós podemos ter a certeza, a segurança da vitória. Se estivermos seguindo outro caminho que não leva a Cristo, estamos sem direção.



17h28min - Concurso Bíblico



1) Em qual caminho apareceu Jesus a dois discípulos, após ressuscitar, sem que eles o reconhecessem?

R: Emaús (Lucas 24:13)



2) A caminho de que cidade ocorreu a conversão de Saulo?

R: A caminho de Damasco (Atos 9:1-3)



3) O que acompanhava aos israelitas em sua peregrinação no deserto?

R: Uma nuvem de dia e uma coluna de fogo a noite (Num. 9:16)



4) Quem iniciou uma jornada, por um caminho que não conhecia, nem tampouco seu destino?

R: Abrão (Gên. 12:4)



5) Cansado da caminhada, onde Jesus assentou-se para beber água?

R: Junto à fonte de Jacó (Jo. 4:6)



6) Quem acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária?

R: Barnabé (Atos 13: 2,3)



7) Em sua primeira visão, o que foi que Ellen White viu?

R: Um caminho que subia em direção ao Céu, tendo uma forte luz por trás do povo, sendo esta a luz de Cristo



17h33min - DINAMICA - EVANGELHO EM PEDAÇOS



- Participantes: 10 a 15 pessoas

- Tempo Estimado: 30 minutos

- Modalidade: Leitura da Bíblia e Debate.

- Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.

- Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.


- Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. 

Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debate sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.



- Gênesis 28:20 A 22 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.



- Êxodo 18:17 a 20 O sogro de Moisés, porém, lhe replicou: Não é bom o que fazes. certamente desfalecerás, assim tu, como este povo que está contigo; porque isto te é pesado demais; tu só não o podes fazer. 

Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e seja Deus contigo: sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; ensinar-lhes-ás os estatutos e as leis, e lhes mostrarás o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.



- Êxodo 13:21 a 22 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna e os dois para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite. Disse o Senhor a Moisés:



- Êxodo 32:7,8 Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu; depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.


- I Samuel 12:20 a 25 Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós fizestes todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao Senhor, mas servi-o de todo o vosso coração. Não vos desvieis; porquanto seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque são vãs. 

Pois o Senhor, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao Senhor fazer de vós o seu povo. E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vos; eu vos ensinarei o caminho bom e direito. Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez. Se, porém, perseverardes em fazer o mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.


17h43min - Segundo Orador - VALDETE



Mateus 7: 13,14: "Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela".



Esse texto nos fala de dois caminhos, sendo que um deles é estreito e difícil, cheio de obstáculos, provações e dificuldades. Já o outro é atrativo, sedutor e com uma falsa aparência de liberdade.



Comentaremos brevemente sobre estes caminhos:



CAMINHOS DO MUNDO




Gál. 5: 19-21: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices glutonarias e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam ".

O quadro que nos é apresentado não é o mais agradável, mas apesar de tudo, Deus nos deixa o seguinte conselho: `Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados". I Pe. 4:8.



17h53min - Terceiro Orador


CAMINHO DE DEUS




Gál. 5: 22,23: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas cousas não há lei".

Notamos ser um caminho difícil, com batalhas (II Tm. 4: 7,8) e provações (Tg. 1: 12). Mas apesar disto, Deus nos conforta com a promessa de Vida Eterna. Sabemos ainda que este é um caminho conhecido: "E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Se me amais, guardareis os meus mandamentos" João. 14:4 e 15.



Conclusão




Apesar dos caminhos do mundo parecerem lindos e maravilhosos, eles são passageiros, efêmeros e ilusórios. 

Apenas satisfazem-nos momentaneamente e de forma superficial. Mas o caminho de Deus nos mostra ser diferente, pois são cheio de esperança, amor e vida. E o caminho que nos conduzirá a salvação e à vida eterna.



Mantenhamo-nos sempre nos caminhos de Deus