Perguntas e respostas sobre o clube de Desbravadores

Perguntas e respostas sobre o clube de Desbravadores

1) QUAL É A FILOSOFIA BÁSICA DOS DESBRAVADORES?


O Clube de Desbravadores é um Departamento mundial da Igreja Adventista do 7º Dia, comissionada a compreender a juventude e treina-la para liderar e servir a humanidade, proporcionando o desenvolvimento dos aspectos físico, mental e espiritual de seus adolescentes, de 10 aos 15 anos de idade, proporcionando para isto atividades essencialmente recreativas.


2) DÊ EXEMPLOS DOS TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS, MENTAIS E ESPIRITUAIS:


Espirituais são: Projetos Missionários, Projetos sociais e comunitários, Ano Bíblico, Devocional, Classe Bíblica, Classes JA, Especialidades, etc. 


Mentais: Clube do Livro, Jogos na Natureza, Concursos, Classes JA, Especialidades, etc.


Físicas: Acampamentos, Olimpíadas, Desportos, Jogos e etc.


3) POR QUÊ É IMPORTANTE O PROGRAMA DOS DESBRAVADORES?


Nesta faixa etária, o juvenil está passando por uma fase significativa em sua vida, ocasião em que as bases de toda a sua vida adulta serão alicerçadas nas experiências vividas, lidas ou ouvidas; alvo fácil, portanto, dos apelos fascinantes dos atuais meios de comunicação de massa, “heróis” da escola ou vizinhança, que os convoca a agir desta ou daquela maneira e se afirmarem como seres “independentes e livres”.


É nesta fase que o juvenil em geral faz sua decisão ou de se batizar ou de sair da igreja, portanto é uma tremenda responsabilidade que temos no sentido de estarmos presente de maneira satisfatória enquanto ele está no vale da decisão.


Para fazer frente aos atrativos do mundo, não devemos nos rebaixar ao seu nível mas utilizar de todo o potencial que Deus nos propiciou para restaurar na criatura oportunidades de redescobrir a felicidade através do saudável companheirismo não só com os pares mas também com líderes empáticos e agradáveis, desenvolvendo ações de solidariedade (atividade esta que ele aprecia muito participar pois tem sede de justiça) e do contato com a natureza - aprendendo a desfrutá-la conhecê-la bem como ao seu Criador - em suma: religião positiva, atividades envolventes, criativas e desafiadoras, serviço comunitário, amizades forjadas num companheirismo marcado pela honra e lealdade.


4) QUE OUTRA FUNÇÃO TEM O CLUBE DOS DESBRAVADORES?


O Clube é, também, uma escola preparatória de líderes para a igreja, pois dá a geração adulta da igreja excelente oportunidade de desempenhar sua responsabilidade para com a igreja.


5) QUAL É O TRIPÉ DA EDUCAÇÃO? 


A família, a escola e o clube de desbravadores são instituições que trabalham o aspecto de construção do caráter do adolescente. Costumamos chamar a estes fatores como “o tripé da educação”.


6) QUAL É O MÉTODO DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DOS DESBRAVADORES?


É a constituição de grupos pequenos (entre 6 a 8 elementos) do mesmo sexo e faixa etária, com liderança própria (conselheiros), denominados como unidades.  A  base de atividades é o cartão correspondente a idade . 


7) QUAL O MODELO DE DESBRAVADOR QUE SE ESPERA DO DESBRAVADOR?


“E crescia Jesus em sabedoria (mental), estatura (físico) e graça (espiritual) para com Deus (igreja) e os homens (comunidade, família). Luc. 2:52.


“A verdadeira educação é o preparo das faculdades físicas, mentais  e morais para a execução de todo o dever, é o adestramento do corpo, mente e alma para serviço Divino. Esta é a educação que perdurará para a vida eterna. Parábolas de Jesus pág. 330.


8) QUAL A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO FÍSICO PARA A JUVENTUDE?


“Ensinai as crianças a estudarem da causa para o efeito: mostrai-lhes que se elas violarem as leis de seu ser deverão pagar a pena sofrendo doenças... Continuai a ensinar aos nossos filhos a respeito de seus próprios corpos e como deles devem cuidar.

A negligência quanto a saúde do corpo leva á negligência no caráter moral.” Testemunho para a Igreja. Vol. II 


9) QUAL A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES NA NATUREZA?


“Ao mesmo tempo em que a Bíblia deve ter o 1º lugar na educação das crianças e jovens, o livro da natureza ocupa o lugar imediato em importância.” Conselhos ao Professores, Pais e Estudantes - pág. 166.


“Há nessas lições diretas da natureza uma simplicidade e pureza que as torna do mais elevado ser... Em si mesma a beleza da natureza afasta a alma do pecado e das atrações mundanas e a leva à pureza, à paz e a Deus.” Idem pág. 167.


10) EM QUE A PARTICIPAÇÃO NO CLUBE DOS DESBRAVADORES FAZ DIFERENÇA NA VIDA DO JUVENIL?


A IASD está preocupada com os jovens que se afastam da igreja, dos 10 aos 20 anos. O clube é uma medida conservadora para ganhar, conservar e preparar mais jovens para a igreja e liderança na comunidade.


“Crianças de 8, 10 ou 12 anos, já tem idade   suficiente   para   serem  dirigidas ao tema da religião pessoal. Caso sejam devidamente instruídas, crianças bem tenras podem  ter  idéias corretas quanto ao seu  estado  de  pecadores,  e ao caminho da salvação por meio de Cristo.”Testemunhos Seletos Vol. I pág. 150, 151.


11) QUAIS OS OBJETIVOS DOS DESBRAVADORES?


I - Ajudar os juvenis a compreender que são amados, cuidados e apreciados por Deus e Sua Igreja.


II- Encorajar os desbravadores a descobrirem o seu potencial dado por Deus e usar os seus dons e habilidades para preencherem as expectativas de Deus para com eles, e a parte que eles podem desempenhar no grande plano da salvação.


III- Inspirar os juvenis a dar uma expressão pessoal ao seu amor a Deus unindo-os em várias atividades de pesquisa.


IV- Fazer a prioridade número um de seu programa de Clube e salvação pessoal de cada desbravador. 

      O tempo áureo para descobrir e fazer um relacionamento com Deus parece 

      estar ao redor dos 12 anos de idade.

V- Edificar na vida do Desbravador uma apreciação sadia e amor à criação de Deus pela satisfação de uma atividade ao ar livre (acampar, andar pela natureza, etc.) 


VI- Ensinar habilidades específicas e passatempos prediletos aos desbravadores que farão a vida deles mais significativa e ocupará o seu tempo com empreendimentos mais úteis.


VII- Encorajar o desbravador a conservar um ajustamento físico.


VIII- Dar oportunidade para o desenvolvimento de liderança.


IX- Procurar criar um desenvolvimento harmonioso da vida física, social, intelectual do desbravador.


12) QUANDO, ONDE E QUEM INICIOU A PRIMEIRA SOCIEDADE JOVEM?


1879 - Fundação da Primeira Sociedade de Jovens Adventistas por Luther Warren e Harry Fenner em Hazelton - Michigan, com nove participantes.


13) QUANDO FOI ORGANIZADO O DEPARTAMENTO DE JOVENS?


Em 1907, tendo sido escolhido o nome de “Missionários Voluntários” em Mont Vernon. 


14) QUAL O MOTIVO DA PRIMEIRA TENTATIVA DE ENTROSAMENTO COM OS ESCOTEIROS NÃO TER DADO CERTO?


Em 1910, houve a primeira tentativa de associação com os escoteiros (individual), mas que não prosperou devido a diferença de concepção educacional (separação de meninos e meninas), atividades aos sábados, ida a cinema, dança, dieta não vegetariana em acampamentos e a falta do estudo da Bíblia nas atividades rotineiras.

   

15) QUANDO FOI CRIADO VOTO E LEI DOS JOVENS E JUVENIS?


Em 1921 foi elaborado o Voto, a Lei e o Lema dos Jovens e Juvenis por Spalding e Harnet Holt.


16) EM QUE ANO FORAM CRIADAS AS PRIMEIRAS CLASSES PROGRESSIVAS E QUAIS ERAM ELAS?


Em 1921 foram criadas as classes: Amigo, Companheiro e Camarada, votadas em São Francisco.


17) E A CLASSE DE LÍDER?


Em 1927 foi criada a classe de Colega Maior (atualmente Líder)


18) QUAL A IMPORTÂNCIA DE 1930 PARA OS DESBRAVADORES JUVENIS?


1930 - John Mackin, escoteiro e funcionário escolar em Anahein - Orange - Califórnia, funda um clube inicialmente de meninos, que depois englobou meninas, da Igreja de Santa Ana, e que além das atividades comuns, tinha atividades musicais com Coral Juvenil de Oregon,  (era dirigido pela esposa de Mackin) reunidos na casa de um oftalmologista Dr. Theron Jonston. Os meninos se reuniam no térreo e as meninas no sótão (dirigidos pela Sra. Claude Stain, que como Mackin, tinha sido conselheira no acampamento de Julian).


Este clube foi chamado de Clube de Desbravadores. Primeiro uniforme: Camiseta. Também neste ano foram desenvolvidas as classes preliminares, (hoje com os aventureiros).


19) QUAL FOI O PRIMEIRO CLUBE A SER RECONHECIDO PELA ASSOCIAÇÃO LOCAL? CITE O DIRETOR, DATA E LOCAL.


1946 - Primeiro Clube dos Desbravadores com apoio de uma Associação em Riverside - Califórnia, sob a direção de Francis Hunt (estudante de teologia), com 15 membros. As reuniões eram realizadas no terreno de uma escola Clalfin Memorial).  


20) QUEM DESENHOU OS EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES? QUANDO?


Em 1946, foi desenhado por John H. Hancock o emblema dos desbravadores, significando desenvolvimento físico, mental e espiritual, a espada representando o Espírito Santo, e o escudo a fé. As cores significam: Vermelho - Sacrifício, Azul - Lealdade, Amarelo - Excelência, Branco - Pureza.


21) QUEM DESENHOU A BANDEIRA DOS DESBRAVADORES? QUANDO?


Em 1948, usando sugestões de Henry Bergh, Helen Hobbs desenhou e costurou a Bandeira dos Desbravadores com aplicações diferentes para a espada (Bíblia) e o Escudo (a Verdade). Talvez extraído de O Peregrino.


22) QUANDO FOI COMPOSTO O HINO DOS DESBRAVADORES? QUEM COMPÔS?


O Hino dos Desbravadores foi escrito em 1949 por Henry Bergh.


23) EM QUE DIA, MÊS E ANO FOI RECONHECIDO OFICIALMENTE O CLUBE DE DESBRAVADORES?


Em 24 de agosto de 1950 foi a Associação Geral reconheceu oficialmente o programa aprovando um folheto como guia para organização dos clubes.


24) QUAL FOI O PRIMEIRO CLUBE SUL AMERICANO, LOCAL E DATA DO SURGIMENTO?

1955 - Início extra oficial do primeiro Clube Sul Americano, em Miraflores, Peru com o nome Conquistadores, que depois se tornou o nome oficial dos clubes sul americanos nos países de fala castelhana.


25) QUAL O PRIMEIRO CLUBE DO BRASIL? NOME DO DIRETOR E DATA.


1960 - Primeiro Clube extra oficial do Brasil fundado em Ribeirão Preto - SP, primeiro diretor - Edgar Tursílio.


26) QUANDO HOUVE A TROCA DA SIGLA MV PARA JA?


Em 1979 foi trocada a sigla MV para JA.


27) QUANDO FOI INSTITUÍDO O CLUBE DOS AVENTUREIROS?


Em 1990 foi definido o Programa de Aventureiros para crianças abaixo dos 10 anos e acima dos 6 anos, com classes e especialidades próprios.


28) QUE QUALIDADES SE ESPERAM DE UM CONSELHEIRO?


Amar a Deus acima de tudo e todos. Só líderes cristãos produzem homens cristãos.

Amar sinceramente os juvenis.

Servir com entusiasmo.

Possuir estabilidade emocional.

Apreciar o ar livre.

Conhecer as características essenciais dos juvenis.

Aprender várias habilidades manuais, de orientação, recreativas e etc.

Desenvolver a capacidade de organizar.

Manter relações agradáveis com seus cooperadores.

Ter personalidade de comando que assegure a ordem.

Ter recursos criativos.

Saber ouvir e ser leal com os segredos de seus juvenis.

Dar bom exemplo quanto as regras de cortesia e asseio corporal.

Usar corretamente o uniforme.

Ser assíduo e pontual.

O conselheiro eficiente é o segredo do desbravador eficiente.



29) QUAIS AS ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHEIROS?


O conselheiro é um membro chave da diretoria. É o elo de ligação entre juvenis e a diretoria. São seus principais deveres.

São encarregados de coordenar uma unidade composta de 6 a 8 membros de seu próprio sexo, todos preferencialmente da mesma faixa etária. Nesta unidade ele administrará a Classe JA correspondente à idade: regular - no 1º semestre e avançada - no 2º semestre.

Deverá conhecer todos os membros de sua unidade, seus problemas, necessidades (materiais ou espirituais), anseios e aspirações e ser um amigo leal.

O lar de cada desbravador deve ser visitado e mantido contato regular com seus pais.


Deve partilhar com os membros de todas as programações e atividades da unidade e do clube.


Deve não apenas falar com os desbravadores mas, especialmente, ouvi-los compreensivamente, agindo como convier mas sem nunca lhes trair a confiança.


Deve incentivar as tradições e código de honra de sua unidade e fazer cerimônias que sejam inesquecíveis Às suas mentes.


Promover reuniões especiais, acampamentos, etc., com sua unidade, com apoio e conhecimento da diretoria do clube, em dias e locais extraordinários às reuniões do Clube.


Participar à diretoria os problemas acima de sua competência.


Participar ativamente de todas as reuniões que se fizerem necessárias.


Treinar os conselheiros associados, capitães e secretários.


Não deixar que um desbravador permaneça no clube sem se empenhar por conduzi-lo aos pés de Cristo.


Incentivar os desbravadores a serem serviçais em casa, na escola, na igreja e na comunidade.


Procurar equipar a unidade com artigos audio-visuais, de cozinha, primeiros socorros e de pioneirias necessárias às atividades de cartão e especialidades.


30) PODE UM HOMEM SER CONSELHEIRO DE UMA UNIDADE FEMININA E VIRSE-VERSA?


Não se deve.


31) PODE O CONSELHEIRO ORGANIZAR ATIVIDADES E PASSEIOS PARA SUA UNIDADE SEM O CONHECIMENTO DA DIRETORIA DO CLUBE?


Não. Todas as atividades estão subordinadas ao clube de desbravadores.


32) PODE UM CONSELHEIRO EFETUAR ALGUM ACAMPAMENTO, PIQUE-NIQUE, JOGO, ETC, SEM O CONHECIMENTO DOS PAIS?


Definitivamente não. Os pais devem ser consultados e/ou informados com antecedência e, para segurança do clube, devem autorizar por escrito qualquer tipo de saída ou atividade que implique em algum tipo de risco.


É necessário e obrigatório que se faça o seguro antes quaisquer saídas com os juvenis.


33) OS PAIS DEVEM ACAMPAR COM SEUS FILHOS NO ACAMPAMENTO DE UNIDADE OU DO CLUBE?


De modo geral, não indicamos a participação dos pais como acampantes, (em nenhuma situação) por gerar uma situação de duplo comando, entre outras desvantagens. Aos pais muito ansiosos e inseguros deve-se permitir a sua participação como visitantes em dia previamente marcado.


34) QUEM ESCOLHE OS CARGOS E FUNÇÕES DA UNIDADE SÃO OS CONSELHEIROS?


Não. Todos os cargos e funções da unidade devem ser eletivos, isto é, os próprios juvenis os escolhem. Cabe ao sábio conselheiro orientar em que consistem as tarefas de cada cargo e função antes de se proceder a votação, para que os “perfis” de cada candidato seja avaliado criticamente.



35) A QUEM DEVE O CONSELHEIRO APRECIAR MAIS: O DESBRAVADOR HABILIDOSO QUE TRAZ GLÓRIAS À UNIDADE OU AO INCAPAZ DE CONQUISTAR AMIGOS?


O conselheiro não deve dar demonstrações de apego a nenhum desbravador em prejuízo dos demais. Seja ele “esperto”, “rico”, “bonito”, “esportista”, “doentinho”, ou etc. Tem que ser justo na demonstração tanto de seu afeto e simpatia, como os de antipatia.


36) DEVE O CONSELHEIRO NAMORAR QUANDO EM ATIVIDADE NA UNIDADE OU CLUBE?


O conselheiro deve ser capaz de entender que sendo proibido aos juvenis manter contatos físicos entre si enquanto desbravadores, não é adequado que os líderes o façam. Lembre-se de que o exemplo vale mais que mil palavras. Autodomínio é indispensável então aos líderes e não só aos desbravadores.


37) PODE HAVER NAMORO ENTRE DESBRAVADORES?


O namoro não é permitido no clube de desbravadores em nenhuma instância.


38) QUAL O HINO OFICIAL DOS DESBRAVADORES?


Nós somos os Desbravadores

Os servos do Reis dos reis

Sempre avante assim marchamos

Fiéis às Suas Leis.

Devemos ao mundo anunciar 

As novas de Salvação

Que Cristo virá em breve

Dar o galardão.


39) QUAL O HINO DO JUBILEU DE PRATA COMPOSTO POR JOHN HANCKOK?


Sou um Desbravador

Às ordens de Jesus

Marchando com bravura

Vou para o lar

Pois soldado sou da Cruz

Sou um triunfador

Seguindo o meu Capitão

Com nobre exemplo a mensagem 

Darei de amor e salvação

Farei com prazer anunciando que Jesus vem 

Alegre serei sempre leal Desbravador.


40) QUAL É O VOTO DOS DESBRAVADORES?


Pela graça de Deus

Serei Puro, Bondoso e Leal

Guardarei a Lei do Desbravador

Serei um servo de Deus 

E amigo de todos.


EM QUE POSIÇÃO SE EFETUA O PROCEDIMENTO TANTO PARA O VOTO QUANTO PARA A LEI?


Em posição de Maranata. Isto é, mão direita espalmada com o polegar fechado.


41) QUAL A INTERPRETAÇÃO DO VOTO?


“Pela graça de Deus”, significa que apenas quando nós deixamos que Deus nos ajude, podemos cumprir Sua vontade.


“Serei puro”, significa que não serei apenas amável e bondoso com os meus semelhantes mas também com todas as coisas criadas por Deus.


“Leal”, significa que serei honesto e correto nos estudos, no trabalho e nos brinquedos, sempre procurando fazer o melhor.


Guardarei a Lei dos Desbravadores/JA”, significa que procurarei compreender o sentido dessa lei e me esforçarei para viver seu espírito, entendendo que a obediência é essencial em qualquer organização.


“Serei servo de Deus”, significa que me comprometo a servir a Deus como o primeiro, último e melhor em todas as coisas em que for solicitado fazer.


42) CITE A LEI E SUA INTERPRETAÇÃO.


A Lei do Desbravador ordena-me:

Observar a devoção matinal

Cumprir fielmente a parte que me corresponde

Cuidar de meu corpo

Manter a consciência limpa 

Ser cortês e obediente

Andar com reverência na cada de Deus

Ter sempre um cântico no coração

Ir onde Deus mandar.


“Observar a devoção matinal”, significa que farei uma oração e estudo pessoal da Bíblia a cada dia.


“Cumprir fielmente a parte que me corresponde”, significa que pelo poder de Deus ajudarei os outros, cumprirei meu dever e fielmente a parte que me corresponde, onde quer que eu esteja.


“Cuidar do meu corpo”, significa que serei temperante em todas as coisas e me esforçarei para alcançar um elevado padrão de aptidão física.


“Manter a consciência limpa”, significa que não mentirei, não trapacearei ou iludirei, e afastarei conversas impuras ou maus pensamentos.


“Ser cortês e obediente”, sendo bondoso e amável com os outros, refletindo o amor de Jesus em todos os meus relacionamentos.


“Andar com reverência na casa de Deus”, ficando quieto, cuidadoso e reverente em todos os serviços devocionais.


“Ter sempre um cântico no coração”, sendo sempre alegre e feliz, permitindo que a influência da minha vida seja uma luz para os meus semelhantes.


“Ir onde Deus mandar”, significa que estarei sempre pronto a partilhar minha fé e ir, fazendo o bem como Jesus o faz.

  

 

43) CITE O ALVO.


A mensagem do advento à todo mundo nesta geração.


44) QUAL É O LEMA DOS DESBRAVADORES?


O amor de Cristo nos constrange.


45) QUAL É O OBJETIVO DO NOSSO CLUBE?


Salvar do pecado e guiar no serviço.


46) E O PROPÓSITO?


Os jovens pelos jovens 

Os jovens pela igreja

Os jovens pelos seus semelhantes.


47) EM QUE CONSISTE O VOTO À BÍBLIA?


Prometo fidelidade à Bíblia

À sua mensagem de um Salvador crucificado

Ressurreto e prestes a vir

Doador de vida e liberdade

Aos que nEle crêem.


48) COMO É FEITA A SAUDAÇÃO ENTRE OS DESBRAVADORES?


Sempre que os desbravadores se encontram ele faz a saudação “Maranata”. Os quatro dedos levantados significam: Amar, Anunciar, Apressar e Aguardar a volta de Cristo. O dedo curvado significa o desbravador aceitando esse desafio. O aperto de mão deve ser dado com a mão direita entrelaçando o dedinho e ajuntando a mão num símbolo de união e força.


49) DESCREVA A BANDEIRA DOS DESBRAVADORES E OS SIGNIFICADOS DE SEUS SÍMBOLOS.


A Bandeira do Clube de Desbravadores, tem 90cm de altura, 135cm de largura. Uma insígnia de 


Desbravadores de 30cm de altura por igual medida de largura, encontra-se no meio da Bandeira. 


As cores das insígnias deverão ser as mesmas da insígnia pequena que se usa no uniforme. A Bandeira divide-se em quatro partes. Ao olhar para a Bandeira o observador notará que as partes superior direita e inferior esquerda são brancas. As partes superior esquerda e inferior direita são azuis. O nome do Clube deve aparecer em letras destacadas na parte inferior direita no retângulo azul. As letras serão brancas. A bandeira dever ser igual dos dois lados. A Bandeira deverá ser posta num mastro de 2,30m de altura, sendo de 1,5 polegadas a sua grossura.


As suas cores representam: Azul - Lealdade, Amarelo - Excelência, Branco - Pureza, Vermelho - Sacrifício e coragem.


O triângulo representa o crescimento físico, mental e espiritual. Plenitude da trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.


O escudo representa: defesa do cristão contra o pecado ou escudo da fé.


50) QUAIS SÃO AS CLASSES REGULARES? E A QUE FAIXAS ETÁRIAS SE DESTINAM? QUAIS AS CLASSES AVANÇADAS CORRESPONDENTES?

clases dbv iasd


51) QUAIS AS CLASSES DE LIDERANÇA?

lides dbv

52) QUANDO DEVEM SER MINISTRADAS AS CLASSES?


Recomenda-se que as classes regulares devem ser ministradas no primeiro semestre e as avançadas no segundo semestre. Isto se deve ao fato de ter um programa sempre dinâmico: Nem tão lento que desanime os menos aptos.


Se observarmos veremos que a programação da classe regular é mais teórica e exige mais leitura portanto maior tempo, já no segundo semestre, as atividades são mais práticas e não exigem muito tempo extra - clube, o que não interfere com seu desenvolvimento escolar.


53) EM QUE CONSISTEM OS ÍTENS DOS CARTÕES?

Estudo da Bíblia;

Servindo a comunidade;

História da nossa igreja;

Saúde e capacidade física;

Natureza;

Arte de acampar.


54) QUAIS OS GRUPOS DE ESPECIALIDADES E QUE CORES AS REPRESENTAM?

Artes domésticas - Fundo da insígnia amarelo.

Artes e habilidades manuais - Funda da insígnia azul claro.

Artes práticas - Fundo da insígnia vermelho.

Atividades missionárias - Fundo da insígnia azul escuro.

Estudo da natureza - Fundo da insígnia branco.

Atividades agrícolas - Fundo da insígnia marron.

Atividades recreativas - Fundo da insígnia verde.


55) EM QUE CONSISTEM OS 12 GRUPOS DE MESTRADOS DOS DESBRAVADORES E QUAIS OS OBJETIVOS DO MESTRADO E, ESPECIALIDADES?


- Aquática - Artesanato

- Artes Domésticas - Artes Práticas

- Conservação - Esportes

- Atividades Agrícolas - Natureza

- Vida Campestre - Recreação

- Saúde - Testemunho


O objetivo é o desenvolvimento de conhecimento técnico na área para ser útil à igreja e à comunidade.


56) O QUE É LIDERANÇA?


É a habilidade de exercer influência interpessoal por meio de comunicação para a consecução de um objetivo, obtendo o máximo de cooperação e o mínimo de oposição.


57) QUEM É O LÍDER?

É a pessoa que se destaca e influência as outras no grupo é o seu líder. Esta influência pode manifestar-se de diversas maneiras: desde o comando ou inspiração. (O grupo faz ou deixa de fazer algo que "sabe" que o líder gostaria que eles fizessem ou deixassem de fazer.)


58) QUAL É A IMPORTÂNCIA DO GRUPO?


As íntimas relações interpessoais num grupo, cumpre duas funções principais:


1) Estabelece e reforça padrões de comportamento do grupo.


2) Agüenta e sustém o indivíduo em tensões nas quais de outra forma ele não seria capaz de suportar.


59) O QUE É O LÍDER TIRANO?


É o que utiliza processos exclusivamente pessoais, de acordo com o seu capricho, sem levar em consideração as outras pessoas


60) O QUE É O LÍDER DITADOR?


É o que age no sentido de fazer crer que o seus objetivos pessoais sejam os objetivos sociais .


61) O QUE É O LÍDER COMANDANTE?


É o que acredita que tratando bem os seus comandados obterá resultados melhores que tratando-os com grosseria.


62) O QUE É O LÍDER DEMOCRATA?


É o que acredita no processo de liderar através do servir: ele crê que o líder serve os que se colocam sob suas ordens.


63) QUAIS AS DIFERENÇAS DO " CHEFE" E DO "LÍDER" ?

lider e chefe dbv

64) COMO É A LIDERANÇA AUTORITÁRIA?


Toda determinação de procedimento parte do chefe.


Técnicas e atividades são ditadas passo a passo de forma a que ninguém a não ser ele saiba a sequência correta de tarefas tornando-o indispensável.


O chefe escolhe os companheiros de trabalho para cada membro do grupo.


O chefe é estritamente pessoal nos elogios e nas críticas a cada subordinado.

      


65) COMO É A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA?


Todo procedimento parte é objeto de discussão do grupo, ao qual compete decidir, agindo sob estímulo e assistência do chefe.


Os objetivos das tarefas são claros para todos os membros do grupo desde o início. O líder apresenta alternativas de ação as quais são escolhidas pelo grupo.


A escolha dos companheiros é feita pelos membros do grupo.


O líder é objetivo nos elogios e nas críticas a tendo-se aos fatos.

66) COMO É A LIDERANÇA LAISSEZ-FAIRE?


Completa liberdade de decisão tanto do indivíduo quanto do grupo.


O líder apresenta o material de trabalho mas não toma parte nas discussões. 


Total omissão do líder no desenvolvimento das tarefas.


67) CITE AS QUALIDADES INDISPENSÁVEIS AO LÍDER.  


Fé na missão. Um chefe céptico é um distribuidor de entusiasmo. Acreditar que a tarefa é possível é a 1ª condição para se realizar algo.


Espírito de  decisão e iniciativa: o que revela o chefe é o poder de decidir aliado a iniciativa que pode ser considerada a coragem de assumir responsabilidades.


Disciplina:  é a força principal que faz girar a engrenagem do grupo.


Energia Realizadora:  cada  problema que surge é vista pelo líder como uma oportunidade para novas soluções construtivas.


Domínio-Próprio: Perder o domínio de si mesmo é o mais seguro meio de perder a autoridade sobre os demais.


Competência: O grupo eficiente aponta um líder eficiente.


Bondade


Respeito e Amor aos Outros: Um líder educado educa os que dirige. Um grosseiro, rebaixa-se a si próprio.


Espírito de Justiça


Firmeza: quando se tem certeza de uma verdade, firmeza é indispensável.


Exemplo: Não existe cooperação dos outros se não se exige sempre o máximo de si mesmo. 


Humildade: Sem humildade a força nada mais é do que violência.


Integridade


Habilidade de ensinar é ajudar os membros do grupo ensinando-os e aperfeiçoando-os em 

     trabalho.


Capacidade de prever, enfrentar e resolver problemas.


Capacidade de delegar o trabalho de forma satisfatória.


Habilidade de  repreender de maneira cortês.


Bom Humor


Persistência


Engenhosidade


Facilidade de comunicação e expressão.


68) QUAIS SÃO AS CARICATURAS DOS TIPOS DE LÍDERES?   

dbv tab

69) QUAL É O EXEMPLO DE LIDERANÇA DE JESUS?


A  liderança  de Jesus foi uma influência que transformou um grupo de rudes pescadores em pilares do cristianismo.


Mas, mesmo sendo Jesus, Ele conseguiu o máximo de  cooperação (11 discípulos)  e o mínimo de oposição (Judas) .


Assim, não se preocupe se nem todos os membros de seu clube aceitarem colaborar com você. fique feliz se conseguir a maioria. Aceite a realidade de que toda a liderança, por mais eficiente que seja, encontra ao menos um mínimo de oposição.


70) PORQUE A NATUREZA REPRESENTA UM PAPEL TÃO IMPORTANTE PARA O CLUBE DE DESBRAVADORES?                                                                                                                                  


Por que dentre as mais fascinantes e intrigantes momentos que os desbravadores vivenciarão no clube, 90% o serão na natureza que É onde somos levados a compreender mais a sabedoria de Deus  e seu amor criador.


71) QUE RELAÇÃO TEM OS ADVENTISTAS COM A NATUREZA? 


Guardamos  o 7º Dia como memorial do poder imperativo de Deus através da criação desta natureza.                                                                                            

                                                                                

72) PORQUE CHAMAMOS A NATUREZA DE O 2º LIVRO DE DEUS?                                                  


Porque o 1º livro é a Bíblia. Enquanto o mundo procura emoções sexualizadas, computadorizadas e outras artificialmente desenvolvidas, nós, os desbravadores procuram desenvolver o enriquecimento pessoal através da viva emoção das descobertas ao ar livre!


73) O QUE O ESPÍRITO DE PROFECIA DIZ A RESPEITO DA NECESSIDADE DO POVO DE DEUS EM APRENDER NO 2º LIVRO DE DEUS?


“A natureza proclama a sua voz em lições de sabedoria celestial e de verdade eterna" . Parábolas de Jesus, pág. 125.


74) COMO PODEMOS AFIRMAR QUE JESUS FOI UM "DESBRAVADOR"?  


Cristo estudava a vida das plantas e dos animais. As especialidades da natureza eram empregadas em benefício de toda a humanidade...


75) PODE ATIVIDADES MAL DIRIGIDAS PERVERTER OS BENEFÍCIOS DO ESTUDO NA NATUREZA?


Infelizmente sim. Devemos evitar que os sentidos sejam jogos e atividades que incitem as situações de violência bem como enlevo sexual. Atividades como caçadas noturnas se tem seus méritos, também tem trazido aborrecimentos e decepções a vários clubes e sua aplicação deve ser precedida de uma avaliação de sua conveniência para "aquele grupo" específico, se os instrutores tem o domínio da situação, se o grupo em pauta é maduro o suficiente para aquela atividade, se é interessante para a faixa etária, etc.


76) QUE REGRAS PODEMOS SEGUIR NA ESCOLHA DE ATIVIDADES NA NATUREZA?


Não permitir que sejam feitos jogos ou competições em que situações vexatórias e constrangedoras sejam a regra: Antes da atividade ao ar livre esteja certo de que os juvenis tem o domínio da situação.


Escolher atividades que mesmo sendo completamente lúdicas e interessantes, permitam o treinamento de suas capacidades quer no aspecto físico, mental ou espiritual.


Desenvolver a autoconfiança dos membros do grupo, fazendo-os ter a segurança de saber que errar e acertar fazem parte do processo.


Coletar objetos para estabelecimento de um museu.


77) A SAÚDE TEM ALGUM BENEFÍCIO COM AS ATIVIDADES AO AR LIVRE?


Não só a saúde mas alegria, entusiasmo e cérebros bem como músculos desenvolvidos.  Sem saúde ninguém pode servir completamente a Deus.


Desde que o Espírito e a alma encontram expressão mediante o corpo, tanto o vigor físico como o espiritual dependem em grande parte da força e atividade física. O que quer que promova a saúde física, promoverá o desenvolvimento de um espírito e um caráter bem equilibrado.                                                                                                                                                                                                                                    

78) QUE ATIVIDADES DEVEMOS FAZER À NOITE?                                                                            


Se estamos num local realmente longe dos recursos artificiais de iluminação e diversão, veremos que a noite, especialmente, fala aos nossos sentidos. A  amplidão e o barulho retumbante do silêncio nos faz sentir  mais alertas e receptivos. Ocasião maravilhosa  para ouvir e contar estórias.


Se há algum problema de rejeição a algum membro ou sentimento de frustração por algum objetivo não alcançado durante o dia, esta é uma hora que induz à reconciliação e amizade.


O líder saberá usar de recursos como estórias de aplicação moral, jogos ou dramatizações que despertem as respostas necessárias e esperadas.


O   sábio uso do tempo não permitirá seja este tempo gasto em vãs atividades, que simplesmente divirtam mas não recreiam.


79) É COSTUME FAZER PROGRAMAÇÃO HUMORÍSTICA Á NOITE. ELES AGUARDAM COM EXPECTATIVA ESSE MOMENTO, E ENTÃO?


Esses programas são interessantes e aguardados e, após os mesmos os desbravadores saem lépidos, cheios de lembranças de coisas e fatos engraçados para partilhar.

 

O culto após fica sem graça e ouve-se risadinhas até no momento da oração. Na hora de ir dormir a " alegria" permanece... para desapontamento da direção do acampamento que deseja silêncio.


E então? Elimina-se esta atividade? Não. Usa-se a administração sábia do uso do tempo.  Faze-o antes do jantar ou sirva um lanche (pipocada) após o programa para quebrar o ritmo e dar tempo para extravasar a alegria.


Após, ensine  um corinho novo e atrativo. isso é fatal: atrai para a novidade e , aí então, é só partir para a programação, encerrando o diretor com uma aplicação espiritual interessante .                                                                         

    

80) OBJETIVOS DE ACAMPAR:


Ajudar os desbravadores a se sentirem familiarizados com Deus e a se aproximarem dEle na sua criação.


Preparação para os tempos da perseguição.


Integrar mais os membros do clube através dos contatos interpessoais.


Ensinar o desbravador a ter autoconfiança através do desenvolvimento de especialidades.


Desenvolver o vigor físico.


Satisfazer o espírito de aventura.


Ensinar habilidades de fazer frente as elementos.


Ensinar habilidades de observação, seguir pistas, orientação, sobrevivência e outros assuntos que se relacionam com acampamentos.


81) QUE PREOCUPAÇÕES DEVE TER O LÍDER QUE VAI ACAMPAR?


Local, deve conhecer a topografia, recursos hídricos, animais peçonhentos, proximidade de recursos médico em casos de acidente e etc.


Quem será a equipe de apoio? Cozinheiros, guias, instrutores, enfermeiros, etc.


O que levar? Material de primeiros socorros, cozinha, material de instrução, cordas e tudo o mais para aquela atividade.


O objetivo do acampamento? Um acampamento de unidades não tem os mesmos objetivos de um acampamento recreativo que não é igual a um de sobrevivência. Por isso é importante conhecer os objetivos da saída quanto as orientações e cuidados pertinentes.


Que tipo de acomodações terá? Serão usadas barracas? Serão construídos abrigos? De que tipo? Que tipo de terreno é o solo da região?


82) QUANDO DEVO PREPARAR OS DESBRAVADORES PARA ACAMPAR? 


O adestramento dos desbravadores deverá começar no clube antes de começar a acampar. Muitos líderes desanimam de ser conselheiros ou de acampar com seus juvenis porque se sentem exaustos por fazer tudo sozinhos. Isto não é acampamento de desbravadores. Eles devem ter praticado no clube atividades como: fogueiras, arte de cozinhar ao ar livre, primeiros socorros, armar e desarmar barracas, etc.


Muitos desbravadores sofrem tanto desconforto desnecessário em acampamentos que desistem, por falta de um preparo prévio.


83) E A ALIMENTAÇÃO?


Se o acampamento é do clube, seria interessante não levar cozinheiros mas, a cada dia uma unidade ou um membro de cada, fazer a comida.


Isto se cada unidade não preparar sua própria refeição o que é mais adequado.


Antes de acampar o cardápio tem que estar pronto, os alimentos conferidos em sua qualidade e quantidade e valor nutricional.


Todos devem participar da cozinha, até os desajeitados e preguiçosos.


84) ONDE E COMO FAZER LUGARES APROPRIADOS PARA LATRINA?


É importante que as latrinas fiquem a favor do vento e cerca de 100m do acampamento em lugar bem escolhido para dar privacidade às pessoas.


Deve ser a primeira coisa a fazer ao chegar ao acampamento. Juvenis de todas as unidades devem ajudar a fazê-las para aprender a cuidar desses aspectos de saúde.


85) O QUE DEVEMOS ENSINAR ANTES DE ACAMPAR? (BÁSICO)


Aprender a arrumar a mochila.


Nós e amarras.


Armar as barracas corretamente.


Como manter um acampamento sabendo usar os fatores de clima, solo, vento em conta.


Organizar um cardápio simples.


86) QUE CUIDADOS DEVEMOS TER COM A ÁGUA?


Devemos purifica-la.


Coar com pano limpo e fino.


Ferver.


Colocar água sanitária ou cloro (em quantidades recomendadas).


87) QUAIS OS TIPOS DE ACAMPAMENTOS?


Camporee - Envolve os desbravadores de uma região, estado, ou país.


Acampamento de Clube - Envolve a participação de todas as unidades do clube.


Acampamento de Unidade - Envolve apenas uma unidade.


Acampamento de Diretoria - É o que envolve apenas a diretoria de um ou mais clubes.


88) QUAIS AS PRINCIPAIS REGRAS DE UM ACAMPAMENTO?


O desbravador não deverá se ausentar do acampamento sem a autorização e/ou companhia do conselheiro.


Em hipótese alguma, poderá banhar-se no rio, lago, piscina, cachoeira e etc., sem estarem acompanhados por um membro da diretoria em horário pré-estabelecido.


89) A PARTILHA DAS TAREFAS DEVE SER RESPEITADA SEM OBJEÇÕES.


O desbravador deve cumprir suas obrigações e não ser pesado a outrem.


Deve respeitar o horário de sono dos colegas.


Não se atrasar para as atividades.


Não mexer em nenhum objeto que não lhe pertença, sem permissão do dono.


90) QUAIS AS PRINCIPAIS REGRAS DE SEGURANÇA AO TOMAR 

  BANHO DE RIO?


Não nadar antes de completar a digestão.


Não ficar parado dentro d’água.


Não nadar com muita roupa.


Não mergulhar em água desconhecida.


Não tente salvar ninguém se não tem capacidade para tanto. Recorra a meios ao seu alcance (cabos, salva-vidas, bastões, tábuas etc.).


91) QUAL A ESCALA HIERARQUICA DA ORGANIZAÇÃO DOS DESBRAVADORES?

hierarquia dbv

92) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO DIRETOR DE UM CLUBE DE  DESBRAVADORES?


O diretor do Clube dos desbravadores deve ser uma pessoa de maturidade e boa reputação da Igreja Adventista do 7º Dia. Deve ser um líder e ter feito o curso de treinamento para oficiais dos desbravadores. Se ele não é um líder, deve se tornar o quanto antes possível.


O êxito e a moral de qualquer clube depende muito da liderança do diretor do clube, e para isto ele deve ser exemplo de espiritualidade, de destreza, prontidão, firmeza, amável e disciplinado. Deve dar o exemplo em vestir regularmente o uniforme de maneira completa.


O diretor do clube deve estar vitalmente interessado em jovens e compreender com simpatia os problemas dos juvenis e dos adolescentes. Sua vida deve demonstrar o que Deus pode fazer na vida dos jovens.


Deve ser pesquisador e entusiasta, levar responsabilidade, ter avidez em recolher novos ideais e mostrar iniciativa em suas implementações. Deve ser hábil em trabalhar com os seus docentes, assistir os conselheiros e professores que possam surgir nas unidades ou classes.


93) QUAIS OS DEVERES DE UM DIRETOR DE CLUBE?

Ser membro da comissão da igreja.


Manter ligação com o Pastor da igreja, dos jovens, ancião e convidá-los para participar dos programas e eventos.


Manter contato com o líder dos jovens da Associação e enviar-lhe os relatórios.


Ser o presidente da comissão executiva dos desbravadores.


Presidir a reunião docente do clube, a menos que seja apontado para instruir um diretor associado.


As atividades do clube estão debaixo de sua supervisão, devendo convocar organizar e arranjar ar reuniões do clube.


Liderar no planejamento total de todo o programa anual, e preparar um calendário de eventos, que será enviado a cada docente, desbravador e aos pais.


Ser responsável diante da comissão executiva em providenciar um programa completo para o clube através das seguintes atividades:


Tempo e lugar das reuniões.


Saídas bimestrais.


Acampamentos.


Excursões ao campo e projetos de evangelização.


Investidura.


Finança, orçamento, taxas de matrículas, dívidas.

Disciplina.


Boletins e noticiários.


Ser responsável da reuniões docentes, pelas reuniões regulares de planejamento, incluindo as seguintes atividades e assegurar que as várias comissões e pessoas são responsáveis no desempenho de suas implementações:


Abrir e encerrar as cerimônias.


Cultos.


Jogos e feiras.


Trabalho de classes, especialidades.


Organização de unidades, conselheiros e instrutores e seus deveres.


94) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS DIRETORES ASSOCIADOS?


Não há limite estabelecido quanto ao número de diretores associados. Depende muito da quantidade de desbravadores no clube. Os diretores associados devem aceitar as incumbências designadas pelo diretor e também compartilhar nas responsabilidades de liderança no clube.


Um diretor associado designado pelo diretor deverá assumir a presidência das reuniões na ausência do diretor, ou mesmo ser o presidente das reuniões docentes a pedido do diretor.


Os diretores associados deveriam ter as mesmas excelentes qualidades de liderança esboçada pelo diretor. O alto respeito e deferência deveria ser mostrado para com o diretor e todos deveriam trabalhar em boa harmonia um com o outro.


95) QUAIS AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS DIRETORES ASSOCIADOS?


Empreendimento de classe.


Secretaria.


Tesouraria.


Jogos.


Atividades de Acampamentos.


Especialidades e experimentos criativos.


Música.


Equipamento dos Desbravadores.


Natureza.


Capelão - culto.


Transporte.


Eventos especiais - bimestrais - excursões pelo campo, etc.


Atividades Missionárias.


Relações Públicas.


96) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO SECRETARIO DO CLUBE?


O secretário do clube de desbravadores é geralmente diretor associado, mas pode ser também escolhido dentre os membros docentes. O secretário será responsável em conservar todos os relatórios, além dos que são guardados pelo tesoureiro.


Em clubes pequenos o trabalho de secretário e tesoureiro pode se desempenhado por um só indivíduo.


Um secretário bem organizado e eficiente pode ser de um valor inestimável para o clube de desbravadores.


97) QUAIS SÃO SEUS DEVERES?


Supervisionar os relatórios das unidades feitos pelos secretários da unidade e transferi-los para os registros individuais dos desbravadores.


Registrar todos os pontos e deméritos sobre uma folha de anotações permanente.


Colocar a lista de pontos acumulados pelas unidades num mural pelo menos uma vez por mês.


Manter o diretor informado dos pontos alcançados na Associação pelas realizações do clube.


Notificar o diretor quando um desbravador falta habitualmente (sem apresentar escusas), ou negligência em usar o uniforme.


Ser o responsável em conservar um mural bem atrativo, modificando frequentemente.


Responsabilizar-se por todos os suprimentos e relatórios da Associação.


Cuidar de toda correspondência do diretor.


Ser o responsável pela biblioteca do clube, cuidando de todos os livros e registros tirados pelos membros docentes e desbravadores.


98) QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS TESOUREIROS DOS CLUBES?


 O tesoureiro do clube de desbravadores é geralmente um diretor associado, contudo, pode ser escolhido entre os docentes. É importante que o tesoureiro trabalhe bem achegado ao diretor do clube e do tesoureiro da igreja. Colocando os dois bem informados das despesas do clube e dos fundos em reservas.


Em clubes pequenos as funções de tesoureiro e secretário podem ser levadas por uma mesma pessoa, sendo um programa mais eficiente quando estão separados. O tesoureiro necessita ser um indivíduo que manuseie os fundos do clube com retidão e grande cuidado.


O ideal seria se o tesoureiro fosse escolhido tendo em vista alguém que tenha tido experiência em contabilidade.


Um tesoureiro consciencioso e de influência pode ajudar o clube a usar os seus fundos de maneira sábia. Manterá a comissão da igreja bem informada das entradas e despesas e também das necessidades do clube. Isto garantirá uma disposição mais favorável por parte da igreja em tempo de necessidade.


99) QUAIS SÃO SEUS DEVERES?


Contabilizar todos os fundos como taxas de matrícula e de membro, dívidas,  ofertas, doações, levantamento de fundos, trabalhos cobrados, etc.


Transferir fundos para o tesoureiro da igreja para guardar como reserva.


Conservar de maneira acurada as entradas e despesas, listando todas as entradas e saídas, discriminando-as brevemente e datando.


Guardar todas os recibos, notas e faturas de despesas arquivando-as cuidadosamente em envelopes ou pastas, mensalmente.


Ter os livros de contabilidade e os recibos, notas e faturas tudo pronto para inspeção e apresentação pelo diretor, tesoureiro da igreja, comissão executiva dos desbravadores ou a um pedido da comissão da igreja.


Desembolsar fundos quando recomendado pela comissão executiva através do diretor ou outra pessoa assinando dando autorização e assegurando que todas as outras estão sendo prontamente cuidadas.


Tirar pequenas somas do fundo reserva dos desbravadores guardando com o tesoureiro da igreja.


Esteja pronto para levantar fundos em algum projeto e conservar um relatório acurado.


Manter um recorde dos itens que saíram ou entram num projeto de levantar fundos.


Coletar fundos para uniformes e equipamentos.


Coletar taxas para acampamentos e viagens pelo campo.


Assegurar-se de que todo fundo pedido tenha a fatura ou nota para que possa ser arquivada.

   

BIBLIOGRAFIA


Manual de Aventureiros

Manual do Conselheiro Embaixadores do  Rei            

Curso de Treinamento Básico para Diretoria

Manual do Desbravador: Administração do Clube