Salmo 23, Encontre a paz confiando no bom Pastor

11 Curiosidades salmo 23

OSalmo 23 é uma das orações mais famosas da Bíblia, quando foi escrito também era cantado mas sua melodia original não conhecemos, era entoado com acompanhamento de instrumento de cordas, possivelmente a Harpa.

Sua perfeição consiste na profundidade da inspiração ao descrever a experiência daquele que descansa na confiança do divino pastor que é Jesus, assim como a ovelhinha confia no cuidado e proteção do pastor terreno.

Nesse artigo você vai descobrir 10 Curiosidades sobre o Salmo 23, esse maravilhoso poema lírico que têm tocado os corações de gerações e mais gerações de cristãos ao longo dos séculos.

[ BAIXE AQUI TODOS OS CONCURSOS BÍBLICOS DE UMA VEZ ]

1 QUEM COMPÔS O SALMO 23?


O texto original do livro de Salmos não identifica os autores diretamente, mas tendo como base estudos antigos, a tradição e o contexto interno dos Salmos é possível presumir razoavelmente a autoria do Salmo 23 como sendo escrito pelo Rei Davi.

Esse fato constata-se pela identificação do rei pastor, que era o perfil de Davi, ele foi pastor de ovelhas em sua juventude conforme registrado no livro de 1 Samuel capítulo 16, e diante disso  

2 TEXTO DO SALMO 23


Versão Bíblica: Almeida Revista e Atualizada (ARA)

1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

3 SALMO 23 NA LINGUAGEM DE HOJE


Versão Bíblica: Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)

1 O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.

2 Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas.

3 O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.

4 Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó SENHOR Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.

5 Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar.

6 Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida.

EXPLICANDO O SALMO 23


4 NADA ME FALTARÁ


Veja as lições que podemos tirar do Salmo 23 em cada um dos seus versículos:

A expressão 'O Senhor é meu pastor e nada me faltará' no original não significa que a ovelha terá sempre abundância, mas sim de que mesmo em situações adversas a presença do pastor fará com que sempre haja contentamento, é algo bem semelhante às palavras que Paulo ouviu de Deus: 'A minha graça de basta' (2 Cor 12:9), pois o Senhor é meu pastor e de nada tenho falta.

Esse sentido fez com que o Salmo 23 fosse tornado 'O Hino dos mártires' ao longo da história.

5 ELE ME FAZ DESCANSAR


ainda que eu ande no vale da morte

A segurança da ovelha está em confiar e depender estritamente do Pastor, Isaías aplica isso de forma bela nessa passagem:

'Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam". (Is 40:28-31)

Na capítulo 12 do livro de Atos dos Apóstolos é registrado um episódio no qual Pedro foi preso e acorrentado com o fim de ser morto no dia seguinte, um anjo veio em seu auxílio mediante a incessante oração da igreja e tocou em Pedro, despertando-o e libertando-o.

O fato interessante nessa história é o seguinte: Quem conseguiria dormir sabendo que iria morrer no dia seguinte? Esse é o verdadeiro descanso, a verdadeira paz que excede todo o entendimento!

6 O VALE DA SOMBRA DA MORTE


Esse era possivelmente um lugar real que Davi conhecia tanto pela sua experiência com as ovelhas, como em suas tribulações vivenciadas na guerra, mas num sentido amplo representa as adversidades enfrentadas por todo aquele que vive sobre a terra e enfrenta momentos difíceis. O ambiente descrito apresentava 3 tipos de perigos:

1 Terreno acidentado, cheio de precipícios;

2 Localidade onde habitam ladrões e criminosos na ânsia de atacar;

3 Terra repleta de animais ferozes e traiçoeiros que esperam para dar o bote.

Note que a promessa não é que a ovelha nunca andará pelo vale da sombra da morte, mas sim que AINDA que ande, o pastor estará com ela. Portanto se você estiver atravessando esse vale em sua vida a receita é: continue atravessando, o pastor estar ao seu lado e vai lhe conduzir às águas de descanso, do outro lado.


7 PREPARAS UM BANQUETE


Enquanto encara os perigos do terreno e os inimigos à espreita, densas trevas e serradas sombras trazem angústia a ovelha sofredora, as ameaças daqueles que procuram o mal são substituídas pela fartura de um banquete diante dos inimigos, que nada podem fazer a não ser contemplar o cálice que transborda, a recompensa daquele que confia no cuidado do bom pastor.

Disse Jesus:

'Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas'. (Jo 10:11-15)

'Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus'. (Mateus 8:11) 

Amém!

SUPER RECOMENDADOS


- 7 Técnicas para ler a Bíblia rápido e memorizar
- As 12 Melhores Bíblias de Estudo do mundo
- 38 Ferramentas de estudo para Pregadores
- O Segredo de Renato Alves para ler 3x mais rápido
- 10 Sinais de um viciado em pornografia
- Como fazer um TCC sem drama
- Jovem mostra como passou em 10 concursos federais

8 TUA BONDADE ME SEGUIRÁ


No texto massorrético, original das escrituras do antigo testamento, essa palavra afirma que: 'Certamente a tua bondade e misericórdia me PERSEGUIRÁ enquanto eu viver.' (Vs 6)

E algo como a figura da parábola que Jesus contou do pastor que deixa as 99 ovelhas para ir à procura da que se perdeu, o bom pastor procura e 'persegue' a ovelha desgarrada não para puni-la ou acus-la, mas para salva-la e traze-la à salvo novamente ao redil.

'Digo-vos que, da mesma forma, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Lc 15:7)

E na tua casa, ó SENHOR, morarei todos os dias da minha vida.

9 MÚSICA SOBRE O SALMO 23


Nessa linda música, a cantora Iveline interpreta a canção do Salmo 23:


10 PREGAÇÃO SOBRE O SALMO 23


Nesse vídeo você pode acompanhar uma explanação histórica e profunda sobre o Salmo 23 com o Dr. Rodrigo Silva, teólogo, arqueólogo e apresentador do programa 'Evidências' pela TV Novo Tempo.


11 O PASTOR DO SALMO


3 oradores foram chamados para recitar e comentar o Salmo 23 em um evento educacional, os 2 primeiros eram educadores renomados e fizeram uma apresentação razoável que toda a platéia até compreendeu, mas não inspirou.

O último era um Senhor idoso, antigo ministro da palavra que serviu por muitos anos como missionário em válios lugares, ele apenas recitou as palavras do Salmo, mas o fez com tanta profundidade que muitos se emocionaram. 

Alguém perguntou: 'Por que esse humilde senhor conseguiu nos tocar dessa forma, se esses mestres são mais educadores são mais cultos que ele?'.

Um sábio respondeu: é por que os 2 primeiros oradores só conheciam o Salmo do pastor, mas esse último por sua contrição mostrou que conhece o 'Pastor do Salmo'.  

CONCLUSÃO


Você conferiu aqui 10 Curiosidades sobre o Salmo 23, um lindo poema de profundo significado espiritual, o que achou? Deixe um comentário abaixo e diga-nos o que esse Salmo representa pra você.


VEJA TAMBÉM


- Curiosidades Sobre Gigantes
- 18 Homens Mais Importantes da Bíblia
- Jogo da Memória Bíblico PPT