8 Curiosidades de Astronomia (Especialidade)

curiosidades astronomia


01 - Responda as seguintes perguntas: 


a)O que causa um eclipse? 


 Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.


b)O que é uma estrela cadente? 


 Estrela cadente é o pedaço de um meteoro ou de outra partícula cósmica que, ao entrar na atmosfera da Terra, deixa um rastro luminoso por onde passa devido a queima do seu material. 


 Lembrando que as estrelas cadentes não são de fato estrelas, mas sim corpos celestiais (como meteoros ou pedaços de asteroides) que atingem a atmosfera do planeta.


c)Qual a velocidade da luz? 


 O seu valor é exatamente 299.792.458 metros por segundo (ou 300.000 km/s, como também é utilizado), que define que o tamanho de um caminho percorrido pela luz no vácuo dura o intervalo de 1/299.792.458 de um segundo. 


 O primeiro relato de questionamento sobre a velocidade da luz partiu do filósofo Empédocles, no século 5 a.C


02. Sobre o corpo celeste mais próximo da Terra responda: 


 Dê o seu nome. Nosso satélite natural conhecido como “Lua”. 


 Qual a sua distância da Terra? Distancia de aproximadamente 384.405 km.


 Qual a sua influência nas marés? 


 A Lua interfere diretamente nas marés, em razão das águas oceânicas serem atraídas durante o deslocamento orbital desse corpo celeste.

 

Os planetas giram em torno de estrelas. Por exemplo a Terra, que é um planeta, gira em torno da estrela do Sol. A maioria das estrelas no universo são muito maiores que o sol. As estrelas também são fonte de energia sobre os planetas. Os planetas são capazes de refletir a luz lançada pela estrela, como a Terra por exemplo.


A constelação de Orion é 1 constelação das 88 existentes. 


Muitas pessoas já viram a constelação de Orion, ou parte dela, no Brasil as estrelas conhecida como "Três Marias" na verdade é o cinturão de Orion, muito fácil de se localizar, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul, dependendo das condições celeste. 


 A constelação contém duas das estrelas mais brilhantes do céu, Betelgeuse e Rigel.


06. Sobre constelações: 


 A) Explique o que é uma constelação. Constelações são grupos de estrelas que vistas da Terra parecem estar próximas umas das outras e que formam uma determinada figura no céu. 


Na realidade as constelações são criações humanas, não são grupos de estrelas que estão necessariamente ligadas entre si.


08. O que é Via Láctea? Observar a Via Láctea no céu noturno. 


 A Via-Láctea é uma galáxia – que por sua vez é um amplo conjunto de estrelas, incluindo uma grande variedade de gases e poeiras astrais – na qual está situado o Sistema Solar, do qual nosso Planeta é um dos astros integrantes. 


Este corpo de formato espiral engloba pelo menos duzentos bilhões de estrelas, embora alguns acreditem que o número destas esferas pode chegar a quatrocentos bilhões


09. O que é a estrela da manhã ou estrela vespertina? Por que ela recebe esses nomes? 


 Vênus recebeu vários nomes, devido as pessoas em seu cotidiano observarem que, aparecia uma estrela no período matutino e “outra” estrela quando já se estava anoitecendo (vespertino). 


Portanto deram o nome Estrela d’alva (Estrela da manhã) a que aparecia de manhã, e estrela Vésper a que aparecia quando o Sol estava se pondo. Muitos acreditavam que fosse 2 estrelas distintas


10. Explicar o que é zênite e nadir. 


 Zênite é um ponto de referência para a observação do céu, um conceito utilizado nas ciências naturais, principalmente na astronomia. Nadir é considerado o oposto do zênite, ou seja, o ponto de referência celeste que se opõe ao zênite.


Baixe aqui o arquivo PDF com todas as curiosidades de Astronomia