A criação, design inteligente ou sopa de amebas?

criação deigne inteligente


Você já viu que a mídia coloca o evolucionismo como a fonte do saber, do progresso e da ciência. E pelo contrário, ao falar de criacionismo, o enfoque muda. 


Acreditar em Deus é algo antiquado, místico, medieval e muito questionável. Foi isso mesmo que Satanás planejou para acontecer neste tempo: que o mundo esquecesse de suas reais origens e todos acreditassem que somos resultados de uma sopa de amebas.


Por isso hoje demonstraremos para você, de forma sucinta, a veracidade da doutrina da criação. Então vamos lá!


Ilustração


Certa vez um jovem cristão, muito dedicado, entrou em uma barbearia para cortar o cabelo. Depois de alguns minutos de silêncio, o barbeiro resolveu puxar conversa com o rapaz. E de uma forma bastante irônica o barbeiro afirmou:


– Eu não acredito em Deus. Não é possível que Ele exista.


O jovem, intrigado com a afirmação, perguntou:


– Ora, mas por que você não acredita em Deus?


O barbeiro respondeu:


– Você está vendo esses mendigos na rua? Pois é, se Deus realmente existisse e fosse bom, resolveria o problema dessas pessoas. Se ele existisse de verdade, as pessoas não sofreriam.


O jovem ficou em silêncio. Ao terminar o corte, pagou o serviço, deu alguns passos em direção à porta para sair, mas antes parou e disse ao barbeiro:


– Sabe de uma coisa, amigo? Eu não acredito em barbeiros!


– Ora, mas por quê?


– Veja quantos mendigos estão com os cabelos compridos lá fora!


O barbeiro riu e respondeu:


– Ora, eles estão assim porque não vêm até mim para resolver seu problema!


E o rapaz concluiu:


– Agora você está começando a entender o porquê do sofrimento.


Muitas pessoas alegam, como o barbeiro da história, que Deus não existe. Criam inúmeros motivos para justificar sua crença. Como cristãos vivendo no tempo do fim, temos que estar bem firmados na Palavra de Deus e cada vez mais defender nossa fé.


Tópicos para debate


O homem sempre se perguntou: de onde vim?


Como começou o Universo? Muitas teorias tentam responder essas questões, mas em Gênesis 1:1, desde o primeiro verso das Escrituras, a questão é estabelecida definitivamente: Deus, pelo poder de sua palavra, é o Criador do Universo. 


Ele imaginou o Universo, e transformou o produto de sua imaginação em realidade (Hebreus 11:3; Salmo 33:6 e 9). Em Gênesis 1:26 através das palavras "Façamos...", Deus indica que não agiu sozinho na criação do Universo. O segundo verso ensina que Deus criou todas as coisas através de Jesus (Hebreus 1:1 e 2) e do Espírito Santo.


Deus é o autor da Bíblia e também da própria ciência. Uma vez que Ele é o criador de ambas, obviamente, elas não se contradizem. Contudo, o que vemos é um crescente conflito entre a ciência e a religião. Em sua opinião, o que tem levado inúmeros cientistas a se oporem à veracidade do relato da criação bíblica?


Defensores da visão criacionista afirmam não haver evidências que favoreçam a teoria da evolução, e evolucionistas alegam não existir evidências que concordem com a criação bíblica. O que você pensa a respeito dessa questão? Quem tem mais provas a seu lado? Por que cientistas renomados optam pela evolução como a melhor explicação para a origem da vida?


Fundamentos


Charles Darwin desenvolveu a teoria da evolução em 1859. De acordo com ela, o homem é o resultado de lentas transformações que ocorreram ao acaso, durante bilhões de anos, dando origem a diversas formas de vida até finalmente chegar ao que conhecemos hoje.


Abaixo, podemos ver algumas opiniões de cientistas sobre a teoria da evolução:


(vários jovens devem ler ou interpretar as frases)


"Até hoje, temos de reconhecer que a paleontologia não nos proveu ainda um elo entre homens e animais" (Albert Gaudry).


"A hipótese de uma criação sem Deus é inconcebível" (Wernher Von Braun).


"Os cientistas não podem explorar os segredos da criação sem considerar o dedo de Deus" (Robert Boyle).


"A ciência assegura positivamente a existência de um poder criador, o que nos leva a aceitá-lo como um artigo de fé" (Lord Kelvin).


"A explicação final para todas as coisas existentes é Deus" (Arnold Lunn).


"As teorias evolucionistas [...] assegurando a origem animal do homem nunca foram, desde seu aparecimento, tão postas em dúvida quanto hoje, e o meio científico que recusa acreditar nelas nunca teve tantos argumentos" (Roger du Pasquier).


"Nós duvidamos também que a seleção natural foi capaz, mesmo com a imensa duração da evolução, de criar órgãos tão complexos como o cérebro, o olho, o ouvido dos vertebrados superiores" (Jean Rostand).


"Quando penso sobre o olho, fico abismado!" (Charles Darwin).


A Bíblia é frequentemente acusada de se opor às descobertas científicas e retardar o progresso devido à sua versão sobre a origem da terra. Mas nas Escrituras já estava revelado muito do que a ciência estuda ou prova atualmente. Temos alguns exemplos adiante.


Desde o começo da era cristã, os escritos bíblicos afirmam que a Terra é redonda. Apesar disso, o mundo científico acreditou de outra forma por muito tempo. (Isaías 40:21 e 22)


Os cientistas afirmam que, através de eras, muitas modificações deram origem a novas raças e variedades. Contudo, não existem provas de que uma espécie tenha surgido de outra totalmente diferente.


Esta estabilidade entre as espécies, de uma geração para outra, sempre esteve descrita na Bíblia. (Gênesis1:25).


Em Jó 12:7-9 lemos sobre o admirável instinto dos animais. A natureza apresenta o trabalho das mãos de um Criador. Há dois mil anos atrás, Pedro profetizou que no fim dos tempos o relato da Criação seria ridicularizado por milhões de pessoas que prefeririam acreditar que o


homem é um "animal avançado" no lugar de ser a obra-prima da criação de Deus (2 Pedro 3:3 e 5).


Deus nunca deixou de prover evidências de sua existência (Atos 14:15-17). Ele nos convida a investigar as origens do Universo. Leia a história de Jó. Como esse patriarca, nosso papel é reconhecer nossos limites e a majestade do poder de Deus. A Bíblia oferece a melhor explicação: Deus é o criador de tudo o que há no mundo.


Conclusão


Em 1859 foi publicada a obra de Charles Darwin intitulada A Origem das Espécies, popularizando a teoria da evolução. Nessa mesma época passou a ser ensinada a primeira mensagem angélica de Apocalipse 14, que afirma que Deus é o Criador. 


É como se Deus estivesse preparando uma resposta à teoria evolutiva a fim de que o mundo não fosse enganado. É interessante também notar que a Igreja Católica (a Babilônia do Apocalipse) aceitou a teoria darwiniana.


Deus é o nosso Criador e Mantenedor, pois a Ele seja dada toda a honra e glória. Amém. Pelos séculos dos séculos.