A escolha é sua

A escolha é sua


Um relacionamento vitorioso com Deus não acontece por acaso. Depende das escolhas que fazemos o nosso relacionamento com Deus é como uma árvore: quando é plantado em excelente solo recebe água diariamente e fertilizante cresce forte. 


Mas mesmo a árvore mais frondosa nasceu pequena e frágil sustentado por um simples pedaço de madeira. Assim somos nós nenhum cristão fervoroso já nasceu assim, se eu escolho não orar, não estudar a bíblia como posso querer ter uma vida vitoriosa com Deus.


Queria dá as cordiais boas vindas e um feliz sábado a todos aqueles que escolheram vir á escola sabatina nesta manhã, que a graça de Jesus e a comunhão do pai estejam com vocês e ao som do CD peço a todos que fiquem para entoarmos o hino de N°


Sansão


Como estamos falando de escolhas nesta manhã, quem não se lembra de Sansão. Sansão era um homem bonito e era também o mais forte de sua época. No entanto Sansão escolheu dar seu coração a uma mulher que não era cristã. Todos foram contra a decisão dele.


Seus pais lhe deram todos os conselhos possíveis,e mesmo assim ele decidiu seguir seu coração,contra a vontade de Deus e de sua família.Tudo o que Sansão precisava era fugir imediatamente da Dalila,mas não o fez e por isso pagou um preço muito alto!


Davi


Outro que também fez escolhas erradas foi Davi. Davi deveria fugir de Bate-seba, mas ele não o fez e cometeu adultério com ela. Além disso, matou o esposo dela, para que pudesse manter o relacionamento com ela. 


A escolha de Davi, de permanecer com Bate-Seba,foi terrível e por causa disso Deus prometeu que a espada nunca ficaria fora da casa de Davi (II Sam:12:10).O primeiro filho deles morreu.


Seu outro filho Absalão revoltou-se contar ele.Sua filha Tamar foi estuprada por um outro filho dele.As esposas de Davi foram abusadas sexualmente por Absalão aos olhos de todo o Israel.Tudo por causa de um relacionamento errado com uma mulher,de quem ele poderia ter fugido,mas escolheu não o fazer.


José


Tinha tudo para fazer escolhas erradas mais não as fez vendido por seus irmãos a um povo estranho apesar das circunstâncias desfavoráveis ele nunca deixou de ter um relacionamento intimo com Deus. 


Ele poderia muito bem ter escolhido se deitar com a mulher de Potifar mais não escolheu se deitar com esta, saindo correndo dos braços de tal. José fez a escolha dele e você já fez a sua.


Encerramento


Você pode decidir quais serão suas escolhas. Elas determinam o bem estar e a felicidade futura. Jesus respeita suas escolhas. Ele fica ao seu lado, como alguém no banco do acompanhante dentro de um carro. Você tem direção nas mãos. 


Você pode ir para a direita ou esquerda, brecar ou acelerar, tudo depende de você. Jesus permanece assentado ao seu lado, apenas dirigindo palavras sábias tais como: ’’Eu acho que você deveria ir em frente e não parar... ’’ outras vezes Ele diz: Eu acho que seria melhor se você virasse á direita’’, mas Ele nunca vai arrancar o volante das suas mãos. Isso são respeito e amor!


Tome alguns minutos para agradecer a Deus pelo amor maravilhoso com que ele tem amado você e sua querida família!


Só você sabe a decisão que precisa tomar hoje escolha, pois a vida, para que viva.


Divida os jovens em três grupos e ofereça um presente a cada grupo. Um grande, um pequeno e outro embrulhado em um bonito papel. Diga-lhes que um dos presentes contém algo que eles gostariam de receber, outro contém algo sem valor e um deles não tem nada. Os grupos só podem olhar os presentes, sem abri-los ou tocá-los e cada grupo deve decidir qual presente quer receber. Uma vez que tenham decidido o que vão escolher, defina por sorteio qual grupo será o primeiro, o segundo e o terceiro.


Entregue os presentes aos grupos. A caixa bonita pode conter um presente como por exemplo uma barra de chocolate, etc. A outra pode ter alguma coisa sem sentido como papéis amassados e a outra pode estar vazia.


Neste momento. fale sobre como é difícil fazer escolhas, e explique que o programa de hoje vai ajudá-los a tomar decisões. Forneça canetas e cópias do Questionário Falado a todos os jovens.


A DISCUSSÃO


PERGUNTA 1


Pergunte que grandes decisões os jovens sabem que terão que fazer no futuro e discuta com eles, identificando aqueles que têm decisões em comum.


PERGUNTA 2


Convide o grupo a compartilhar suas decisões difíceis e fáceis.


Pergunte-lhes por que algumas decisões são mais difíceis que outras e anime-os a compartilhar com os outros o que escreveram.


PERGUNTA 3


Peça que os jovens digam o que fazem nas situações das perguntas, respondendo sempre, às vezes ou nunca. Enfatize a pergunta b -já que freqüentemente os jovens não pensam nas conseqüências de suas decisões.


Por exemplo devem ou não aceitar droga que alguém lhes oferece? Peça que pensem em todas as consequências e benefícios que esta decisão traria.


- Vale a pena sofrer as consequências?


As decisões que são tomadas impulsivamente e que talvez sejam daninhas, podem ser analisadas perguntando-se: o que acontecerá depois?


PERGUNTA 4


Discuta a forma prática de se tomar decisões:


o Consiga todas as informações necessárias


o Considere e avalie todas as alternativas


o Busque um bom conselho


o Ore


o Escolha a melhor alternativa


PERGUNTA 5


Peça que os jovens relacionem esses versículos com situações práticas. Lembre-os que devem buscar sempre a perspectiva divina ao tomar decisões.


CONCLUSÃO


Ajude os jovens a compreenderem que as grandes decisões que estão tomando agora são somente a combinação de todas as pequenas decisões que fizeram. As decisões que tomam hoje estão construindo um fundamento para o resto de suas vidas. Se eles podem desenvolver o hábito de tomar decisões sábias em coisas pequenas, estarão mais seguros e confiantes ao enfrentar decisões maiores.


Explique que a habilidade para tomar decisões é um sinal de maturidade.


Algumas pessoas não sabem comprometer-se com nada: param e nunca crescem. As vezes esperam que outros assumam a responsabilidade de tomar uma decisão por elas.


Pergunte aos jovens que tipo de pessoas eles querem ser e que tipo de vida querem viver. Enfatize que tomar uma decisão errada de vez em quando é humano.


ATIVIDADE ADICIONAL


Peça que os jovens escrevam em um cartão de 3 x 5 cm, um problema ou situação na qual devem tomar uma decisão. Não precisam colocar seus nomes no cartão. Recolha os cartões e redistribua-os entre os jovens, de tal maneira que cada um não pegue seu próprio cartão.


Durante a semana, podem pensar no problema, estudando-o para trazer uma possível solução no programa seguinte. Se sabem a quem pertence o cartão, eles podem decidir solucionar o problema diretamente com a pessoa, orar com ela e ajudá-la a tomar uma decisão mais sábia.


QUESTIONÁRIO FALADO


1. Escreva três grandes decisões que você deve tomar no futuro acerca de sua vida. Escreva a data em que deverá tomá-las.



Decisão _______________________________ Data ______________________


Decisão _______________________________ Data ______________________


Decisão _______________________________ Data ______________________



2. Enumere as seguintes decisões começando com a mais fácil (1) até a mais difícil (10):


( ) Decidir assistir ou não a reunião JA.


( ) O que comer.


( ) Quando orar.


( ) Que tipo de música escutar.


( ) Que tipos de amigos ter.


( ) Decidir que filme ou vídeo assistir.


( ) Que fazer nas tardes e noites de sábado.


( ) Em que gastar o dinheiro.


( ) O que fazer depois da escola.


( ) Que roupa colocar para ir à igreja.


( ) Outro: _______________


3. Marque sua preferência depois da pergunta colocando S (sempre), A (às vezes) ou N (nunca).


Você tem muitas decisões a tomar na vida? _____


É difícil decidir o que vai fazer? _____


Considera as consequências da decisão antes de tomá-la? _____


Muda de pensamento depois de haver tomado uma decisão? _____


Qual das seguintes coisas seriam de maior ajuda para você ao tomar uma grande decisão?


( ) Pedir conselho a seus pais.


( ) Orar.


( ) Esperar alguns dias antes de decidir.


( ) Ler o horóscopo.


( ) Pedir a opinião de um amigo.


( ) Ver as possíveis consequências da decisão.


( ) Jogar na moeda.


( ) Tomar uma decisão tão rápido quanto seja possível.


( ) Fazer o que todo mundo faz (seguir o grupo).


( ) Deixar que outra pessoa decida por você.


( ) Encontrar versículos bíblicos que sirvam de guia.


( ) Fazer o que você "sente" que é correto fazer.


5. O que os seguintes versículos tem a dizer acerca de tomar decisões?


Mateus 6:33 _____________________________________________________


Provérbios 3:5,6 __________________________________________________


1 Pedro 5:8 ______________________________________________________