As 7 maravilhas divinas

7 maravilhas divinas


Primeiro veja as 7 maravilhas do mundo antigo.


As Pirâmides do Egito

Dois milhões de blocos

As três pirâmides do Egito ocupam merecidamente o primeiro lugar da relação. Construídas entre 2551 e 2495 a.C. para servirem de túmulo aos faraós, são também os mais antigos dos sete monumentos. Erguem-se imponentes na planície de Gizé, a 15 quilômetros do Cairo. 

A maior é a de Quéops, o segundo rei da IV dinastia. Com 146 metros de altura - o equivalente a um edifício de 48 andares - , foi a primeira a ser construída, com mais de 2 milhões de blocos de pedra.

Um pouco menor que a de Quéops, a pirâmide de Faraó Quéfren tinha 143 metros de altura: a terceira, de Miquerinos, 66 metros. Provavelmente, os próprios faraós, foram os arquivos das suas pirâmides, onde, segundo a crença, eles ressuscitariam. 

As pirâmides permanecem até hoje, porém bastantes desgastadas. Um dia acabarão e não ficará pedra sobre pedra.

Farol de Alexandria


120 metros em mármore

Na ilha que fica diante da cidade de Alexandria, no Egito, ergueu-se o mais famoso farol da Antigüidade. Por isso a ilha foi chamada Faros (farol, em grego). Modelo para a construção dos que o sucederam, o Farol de Alexandria foi classificado como a segunda maravilha do mundo.

Todo de mármore e com 120 metros de altura - três vezes o Cristo Redentor no Rio de Janeiro -, foi construído por volta de 280 a.C. pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnidos, por ordem de Ptolomeu II, rei grego que governava o Egito. 

Com três estágios superpostos - o primeiro, quadrado; o segundo, octogonal; e o terceiro, cilíndrico -, dispunha de mecanismos que assinalavam a passagem do Sol, a direção dos ventos e as horas.

Calcula-se que o farol tenha sido destruído entre os séculos XII e XIV. Mas não se sabe como nem por quê.

Os Jardins Suspensos da Babilônia


Seis montanhas artificiais

A terceira maravilha são os Jardins Suspensos da Babilônia, construídos por volta de 600 a.C., às margens do rio Eufrates, na Mesopotâmia - no atual sul do Iraque. Os jardins, na verdade, eram seis montanhas artificiais feitas de tijolos de barro cozido, com terraços superpostos onde foram plantadas árvores e flores.

Calcula-se que estivessem apoiados em colunas cuja altura variava de 25 a 100 metros. Para se chegar aos terraços subia-se por uma escada de mármore; entre as folhagens havia mesas e fontes. 

Os jardins ficavam próximos ao palácio do rei Nabucodonosor II, que os teria mandado construir em homenagem à mulher, Amitis, saudosa das montanhas do lugar onde nascera.

Não se sabe quando os jardins foram destruídos; sobre as suas ruínas, em Babilônia, ergueu-se, hoje, a cidade de Al-Hillah, a 160 quilômetros de Bagdá, a capital do Iraque.

O Templo de Artémis


200 anos de construção

Em Éfeso, na Ásia Menor, ficava o templo da deusa Ártemis , a quarta maravilha. Com 90 metros de altura - como a estátua da Liberdade, em Nova York - e 45 de largura, o templo era decorado com magníficas obras de arte. Protetora da cidade e deusa dos bosques e animais, Ártemis (Diana, para os romanos) foi esculpida em ébano, ouro, prata e pedra preta.

O templo de Ártemis ficou famoso por suas esculturas e objetos de ouro e marfim -- alguns dos quais se encontram no Museu Britânico, em Londres. Esse magnífico templo, com 127 colunas (36 decoradas) demorou duzentos anos para ser construído.

O templo foi incendiado no século III a.C. . Pelo visto, conseguiu. Reconstruído, destruído e ainda outra vez reconstruído, o templo foi finalmente arrasado em 262 pelos godos, povo germânico que durante o século III invadiu províncias romanas na Ásia Menor e na península balcânica.

A Estátua de Zeus


Marfim, ébano e pedrarias

Na cidade grega de Olímpia, na planície do Peloponeso, estava a quinta maravilha: a estátua de Zeus, esculpida pelo célebre ateniense Fídias, no século V a.C., quando a cidade já caíra sob o domínio de Esparta.

Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades. A estátua media de 12 a 15 metros de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas.

Fídias esculpiu Zeus sentado num trono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. 

O século V a.C. ficou conhecido como o século de ouro na história grega devido ao extraordinário florescimento da arquitetura, escultura e outras artes. A estátua de Zeus foi destruída nesse mesmo século V a.C.

O Mausoléu de Halicarnasso


Pirâmide de 24 degraus

No século IV a.C. , Artemísia, mulher de Mausolo, rei da Cária, mandou construir um túmulo em homenagem ao marido: o Mausoléu de Halicarnasso, que viria a ser a sexta maravilha do mundo. Halicarnasso era a capital da Cária - região que englobava cidades gregas ao longo do mar Egeu e das montanhas do interior e hoje faz parte da Turquia.

O romano Plínio descreveu o mausoléu como um suntuoso monumento sustentado por 36 colunas. Com quase 50 metros de altura, ocupava uma área superior a 1200 metros quadrados. Acima da base quadrada, erguia-se uma pirâmide de 24 degraus que tinha no topo uma carruagem de mármore puxada por quatro cavalos.

Dentro ficavam as estátuas de Artemísia e Mausolo, além de trabalhos de Escopas, considerado um dos maiores escultores da Grécia do século IV. Algumas dessas esculturas, como uma estátua de 4,5 metros, provavelmente de Mausolo, encontram-se no Museu Britânico. 

O túmulo foi destruído, provavelmente por um terremoto, em algum momento entre os séculos XI e XV. As pedras que sobraram da destruição acabaram sendo aproveitadas na construção de edifícios locais. Ficou do nome do rei Mausolo a palavra mausoléu, usada para designar monumentos funerários.

O Colosso de Rodes


Um pé em cada margem

Uma embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Mediterrâneo, por volta de 280 a.C., passaria obrigatoriamente entre as pernas da enorme estátua de Apolo (Hélio, para os romanos), deus do Sol e protetor do lugar. É que o Colosso de Rodes, como foi chamada a sétima maravilha do mundo, tinha um pé fincado em cada margem do canal que dava acesso ao porto.

Com 30 metros de altura, toda de bronze e oca, a estátua começou a ser esculpida em 292 a.C., pelo escultor Chares, de Lindus, uma das cidades da ilha, que a concluiu doze anos depois. 

Conta-se que o povo de Rodes mandou construir o monumento para comemorar a retirada das tropas do rei macedônio Demétrio Poliorcetes, que promovera longo cerco à ilha na tentativa de conquistá-la. Demétrio era filho do general Antígono, que após a morte de Alexandre, o Grande, herdou uma parte do império grego.

O material empregado na escultura foi obtido a partir da fundição dos armamentos que os macedônios ali abandonaram. A estátua ficou em pé por apenas 55 anos, quando um terremoto a jogou ao fundo da baía de Rodes onde ficou esquecida até a chegada dos árabes, no século VII. Estes, então, a quebraram e venderam como sucata.


7 MARAVILHAS DIVINAS



Vocês acabaram de ver e ouvir algo sobre as 7 maravilhas do mundo antigo. Mas você sabe o que essas “maravilhas” tinham em comum? Além de terem sido construídas pela engenhosidade humana, todas elas, depois de certo tempo, deixaram de existir. Acabaram. 

As pirâmides ainda existem, porém bastantes desgastadas. Um dia elas também passarão, e não ficará pedra sobre pedra.

Apesar de serem 7 (o número da perfeição), as 7 maravilhas do mundo antigo eram limitadas e destinadas ao fim, como tudo que é arquitetado pelo ser humano.


Mas eu quero neste momento falar de outras maravilhas. Você conhece as 7 maravilhas divinas da Criação? Elas estão relatadas no primeiro capítulo de Gênesis.

As 6 primeiras são as seguintes:


1º - LUZ

2º - CÉUS E MARES

3º - VEGETAÇÃO SOBRE A TERRA

4º - SOL, LUA E ESTRELAS

5º - PÁSSAROS E PEIXES

6º - ANIMAIS TERRESTRES


Apesar das 6 primeiras maravilhas divinas serem espetaculares, a 7º maravilha é o ápice da criação:

“Disse Deus: façamos o homem à nossa imagem e semelhança.” Gênesis 1:27

SIM! A 7ª e mais importante maravilha da criação divina é o homem, pois ele é a obra-prima do Senhor; foi moldado pelas próprias mãos de Deus! A criatura refletia a face do Seu Criador!

JAMAIS ESQUEÇA ISSO! Você é a maior das maravilhas de Deus!

Maria Madalena era discriminada por todos. Até por ela mesma! Sua auto-estima estava bastante baixa.

Mas Jesus demonstrou-lhe o Seu amor! Maria então sentiu-se importante! Sentiu-se como alguém que tinha valor!

Maria Madalena não mais andava chorando e se lamuriando. Maria Madalena não se achava mais um caso perdido!

Agora ela sabia que era importante! Sabia que ela era valiosa para Jesus. Maria percebeu que, para Jesus, ela era a coisa mais maravilhosa do universo inteiro!

Maria Madalena agora vivia feliz!

Você está se sentindo mal? Sente que a sua vida não tem nenhum sentido?

Sente que já foi longe demais, tão longe que nem mesmo Deus pode aceita-lo novamente?

Ouça bem isto: JESUS TE AMA COMO VOCÊ É!