História do Natal, Programa JA

História do Natal, Programa JA


Neste programa, cinco objetos contam a história em primeira pessoa - um globo terrestre (mundo), um trono, um cajado, alguns livros e uma manjedoura. Pode ser usada uma variedade de efeitos sonoros - grupos musicais, coral de crianças, som de órgão, tambores, trompetes, flautas, etc. 


É necessária uma lanterna. Cada objeto deve ser colocado sobre uma mesa ou cadeira. E pessoas diferentes serão usadas como narradores para cada objeto.


Use luzes de cores diferentes para iluminar cada objeto.


Globo - Mundo


Eu sou o mundo. Por mais de dois mil anos tenho girado sobre meu eixo e observado um conflito. A luz que brilhava em mim na criação começou a enfraquecer porque o inimigo invadiu meu território. 


Satanás me reclamou como seu reino, e fez Adão e Eva duvidarem tanto do amor de Seu Criador que eles caíram em tentação. Mas apesar de eles terem caído, o Criador prometeu-lhes esperança. Um Salvador viria. (Luz laranja.)


Sim, eu sou o velho mundo. Tenho testemunhado o alto custo do pecado enquanto os homens se esquecem dessa esperança.


Eles têm desafiado o Deus do Céu. Eles têm devastado meus rios e vales para construírem impérios para si próprios - com crueldade, ódio e luxúria. Eles construíram templos para deuses estranhos e gritaram suas vitórias, sem imaginar que estão apenas refletindo seu mestre das trevas. 


Satanás participa das reuniões de conselho dos homens e apesar de não ser visto, ele domina a mente e vontade humanas em uma desafiadora blasfêmia contra o verdadeiro Deus - e os homens são completamente enganados. (Luz verde.)


Eu também tenho observado os justos, que têm sido mantidos por legiões de anjos celestes, e eles têm sido preservados - sempre alguns têm sido preservados - verdadeiros e confiantes.


Esses são os altruístas; eles amam e doam; e vencem a escuridão das trevas com sua vitoriosa canção de fé.


(O órgão pára. Música especial: “Oh vem, Oh vem Emanuel.” Depois da música especial o órgão começa de novo, mais alto. Luz vermelha).


Mas mesmo entre os justos alguns perderam a esperança e ficaram presos à escravidão de trabalhar e suar. Eles foram destroçados pelas guerras; foram exilados em cativeiros; eles esnobaram o grande Deus e se orgulharam de seus próprios rituais. (O órgão diminui. Luz verde.) 


Eles negaram a Deus e apenas mantiveram a esperança de um Salvador na mente, porque eles acreditavam que Ele derrotaria seus inimigos. Eles obviamente conservaram religiosamente o nome do Messias nas profecias, orações e canções. Mas eles não procuravam por Ele para livrarem-se do pecado. Então, a verdade que eles tinham guardado, corrompeu-os. 


Eles se recusavam a entregar-se a Deus e tornaram-se agentes de Satanás. E eu, o mundo (o órgão pára; apagam-se as luzes) contemplei a escuridão. Então eu soube que a plenitude dos tempos chegara. Satanás havia criado um profundo e negro abismo entre o céu e eu, mas o Criador ainda amava o homem. De Seu trono soou um triunfante anúncio: “EU VOU”.


(Luz verde. Trompetes tocam.)


Anjos que fizeram parte do coral na criação, agora batiam suas asas sobre minha escuridão para proclamar o nascimento do Messias.


(Música especial sobre o nascimento de Jesus- trio de trompetes. Depois tambores rufam lento e baixo; depois aumentam o volume e a velocidade. Luz verde sobre o mundo. Luz laranja sobre o trono.)


Trono


Eu sou o trono de César Augusto, de Pilatos e Herodes. Eu sou o símbolo do odiado poder romano. (Tambores param.) De mim César emitiu um decreto de que as pessoas de todo o mundo deveriam fazer um recenseamento.


(Tambor toca alto, trompete toca antes de se ouvir a voz. Luz laranja.)


Voz


Ouçam, ouçam! Ouçam a proclamação de César Augusto - ouçam, ouçam todos! Todo o mundo precisa ser recenseado e cada um na cidade em que nasceu. Ouçam, ouçam todos!


(Tambores diminuem. Luz laranja se apaga. Luz verde no Mundo.)


Mundo


José e Maria, de acordo com o decreto, começaram a longa jornada até a cidade de Davi. E eu vi anjos designados do céu para cuidar deles e acompanhá-los na viagem.


(Luz verde se apaga; luz azul sobre a manjedoura. Órgão começa a tocar canção de natal.)


Manjedoura


Eu sou a manjedoura de Belém. Fico num escuro e pobre estábulo atrás de uma pousada para oferecer alimento aos animais. É tarde e os animais já foram dormir; mas ouço passos se aproximando, e ouço vozes enquanto a velha porta se abre. (Luz de lanterna.) 


E de repente há luz no estábulo. Ali estão José e Maria confusos mas aliviados por encontrarem um lugar para descansar. Não havia mais quartos na pousada e eles aceitaram ficar no estábulo mesmo. Vejo anjos maravilhados e assombrados se aproximando, pois seu amado Comandante ia nascer. E eu sou o berço para a criança que será chamada Emanuel.


(Órgão pára. Coro de crianças canta “Num berço de palhas”. Luz azul se apaga. A lanterna continua acesa. Luz verde no mundo.)


Mundo


Jerusalém não estava preparada para o Messias. Os rituais judaicos continuaram enquanto os anjos voavam, passavam além dos líderes de Israel e iam encontrar os humildes que estavam procurando pelo Messias prometido.


(Luz verde se apaga. Luz laranja no cajado. Som de flauta.)


Cajado


Sou o cajado dos pastores. Por muitas noites eu estive nas mãos dos pastores enquanto eles olhavam para as estrelas e conversavam sobre o Messias prometido. Algumas luzes de Belém brilham fracas. Tudo está em silêncio nas campinas onde eles cuidam das ovelhas. E os pastores conversam sobre suas profecias favoritas.


Voz


Lê Jeremias 23:5,6 e Miquéias 5:2.


Cajado


Os pastores oram. (A flauta pára.) E de repente (luz branca no cajado) nossa montanha fica clara como o dia. Sou jogado ao chão enquanto os pastores se abaixam, amedrontados, para ouvirem o anjo falar. O Salvador NASCEU - ESTA NOITE. (Coro canta “Glória ao Deus que vos nasceu”. Luz laranja no cajado.)


E tudo fica em silêncio novamente. Os pastores ficaram maravilhados com a cena. E então todos nós seguimos o familiar caminho até Belém. Mas nos ouvidos dos pastores ecoa ainda a alegria dos anjos. 


Tudo está quieto em Belém enquanto nós andamos por suas escuras ruas. E finalmente a ansiosa busca termina. Encontramos o estábulo. E eu fiquei encostado na parede enquanto os pastores se ajoelharam para adorar o pequeno Messias. 


Durante muitos anos eles O tinham procurado com todo o coração. E agora finalmente acharam o Salvador. (Luz laranja vai se apagando do cajado. Luz azul na manjedoura. Um coro infantil canta “Noite de paz”. Luz azul se apaga. A lanterna se apaga. Luz verde sobre os livros.)


Livros


Sou a Escritura - a história, a poesia, as profecias do povo hebreu. (Órgão começa a tocar.) Sou a Escritura em que os pastores acreditaram; também sou o Escrito Sagrado estudado nas sinagogas judaicas por homens que entendiam apenas o que queriam entender. 


Também sou o conjunto de livros que os magos do oriente estudaram. Em minhas páginas eles acharam a clara e certa promessa do Messias. Então, certa noite, uma estrela apareceu no céu. Os pergaminhos e registros não revelavam nada, mas eu falei com eles.


Voz


Ler Números 24:17.


Livros


E em sonhos os magos foram advertidos de que deveriam procurar com urgência pelo príncipe celeste (o órgão pára). Então a caravana de camelos começou a jornada (sininhos tinem, como se estivessem amarrados ao pescoço do camelo) Os magos carregavam na bagagem presentes para o rei. 


E eu estava ao lado deles enquanto atravessamos longos desertos, sempre seguindo o brilho daquela estrela especial. Finalmente Jerusalém apareceu. Os magos entraram nas ruas movimentadas da cidade e ficaram espantados de que ninguém estivesse celebrando. E no templo eles perguntaram insistentemente sobre o Messias, mas em resposta obtiveram faces surpresas, expressões de suspeita e medo. (Luz verde se apaga. Luz vermelha sobre o trono).


Trono


Sou o trono de Herodes, o símbolo do poder romano. Esta noite meu reino está confuso porque alguns mensageiros trouxeram uma estranha notícia - alguns visitantes do oriente vieram procurar um rei recém-nascido.


Herodes ficou pálido e ordenou que os príncipes dos sacerdotes fossem convocados a revelar o que as Escrituras diziam sobre esse rei recém-nascido (luz vermelha se apaga; luz verde nos livros; órgão começa a tocar.)


Livros


Os príncipes então me trouxeram para testemunhar. Minhas profecias eram bem conhecidas por esses estudiosos, mas eles nem ficaram alegres em revelá-la. Indiferentemente repetiram as palavras: sim, o Salvador há de nascer em Belém (luz verde se apaga; luz vermelha no trono.)


Trono


Herodes ficou furioso. Mas politicamente ele fingiu serenidade e convidou os magos para uma reunião particular. Ele os questionou intensamente, mas os magos apenas respondiam que estavam procurando pelo bebê que nascera e que ele, Herodes, também deveria ir adorá-Lo. Mas assim que eles se foram, eu o ouvi murmurar suas terríveis intenções. (luz vermelha se apaga; órgão pára; luz verde nos livros.)


Livros


Os magos estavam sozinhos do lado de fora do portão de Jerusalém. Mas para alegria deles, a estrela logo apareceu no céu, e eles a seguiram. (Música especial sobre os magos. Depois o órgão toca suaves melodias de natal.)


Os magos estão radiantes; a longa busca foi bem-sucedida. Eles encontraram o prometido Salvador que tiraria o pecado do mundo. (Luz azul no mundo).


Mundo


Hostes inumeráveis de anjos cantaram com alegria e admiração por Cristo ter vindo salvar o homem do pecado. E os humildes e também os sábios da terra foram privilegiados em unir suas vozes às do coro celestial. 


A única nota triste nesta canção foi a atitude daqueles que se achavam santos, daqueles que achavam que estavam preparados para a vinda do Messias, mas estavam completamente enganados.


Já se passaram dois mil anos desde aquela gloriosa noite quando Deus deu Seu Filho. Eu pergunto a você: de que lado você está? (órgão pára.)


Você acredita nesse Salvador o suficiente para cumprir a parte que Ele designou para você na história da humanidade? Seja doando suas ofertas semanais, alimentando o pobre, e outras formas de amor fraternal? Pois essa é a sua parte na alegre história do Natal. (órgão toca música de natal).