O Valor da Amizade

valor da amizade


Vamos falar um pouco acerca da importância de se ter bons amigos, e isso me faz lembrar de uma história muito antiga, que narra as aventuras e provas que dois amigos verdadeiros tiveram que enfrentar.


Tudo aconteceu na Criméia, a grande península situada na costa norte do Mar Negro.


Os habitantes desse município eram um povo sanguinário, rude e selvagem e tinham por costume aprisionar a todos os estrangeiros que, por desgraça, chegassem às suas terras. Eles os sacrificavam no templo da deusa Artemis (Diana).


Orestes e Pilades


Dois jovens gregos, estavam empenhados numa missão perigosa e viram-se forçados a desembarcar naquelas perigosas praias.


Imediatamente foram arrastados, levados perante o rei e condenados à morte. A sentença indicava que morreriam sacrificados no templo de Artemis, e a responsável pelo sacrifício seria a sacerdotisa Efigênia.


Quando Efigênia ficou sabendo que os prisioneiros eram gregos, seu coração ficou sobressaltado, pois ela também era grega. Resolveu salvar um deles para que lhe servisse como mensageiro e levasse sua mensagem aos amigos da Grécia. Mas, a qual dos dois deveria enviar?


A amizade que estes dois companheiros haviam desenvolvido lutando nas batalhas e viajando juntos, seria submetida a uma tremenda prova.


Nenhum dos dois queria aceitar o ofício de mensageiro, deixando seu amigo para ser sacrificado. Enquanto ambos discutiam, sem ceder em seu propósito de morrer pelo outro, Efigênia, paralisada de espanto, descobriu que Orestes era seu irmão.


Não demoraram muito a perceber que a única coisa a fazer era escapar daquele lugar. Correram grandes perigos, mas graças à influência de Efigênia conseguiram lançar-se ao mar e chegaram sãos e salvos à sua amada Grécia.


O heroísmo de Orestes e Pilades e a prova de sua amizade, impressionaram aos povos bárbaros como os escitas, que eram temidos porque costumavam comer seus prisioneiros. Este povo tão sanguinário sentiu tal admiração pelos jovens gregos, que lhes erigiu templos para prestar-lhes cultos como se fossem deuses.


A beleza de um sentimento tão nobre como a amizade foi admirada por todos, até mesmo por esses selvagens.


Você também admira esse sentimento, oferecendo uma amizade sincera, perdurável e desinteressada?


De acordo com o livro de Provérbios, existem algumas características de um bom amigo.


Provérbios 17:17 "O amigo é sempre leal mas na hora da dificuldade ele se torna mais que um amigo; passa ã ser nosso Irmão .


Provérbios 18:24 "Quem tem muitas amizades sempre tem muitos falsos amigos. No entanto, há amigos que acabam sendo mais fiéis que um irmão."


Provérbios 27:6,9,10,17 "Melhor é o castigo de quem nos ama de verdade do que os beijos dados por um falso amigo".


"O conselho que o amigo dá de coração é agradável como um perfume suave".


"Não despreze seus amigos nem os amigos de seu pai. Uma boa amizade vale muito nas horas difíceis; se você tem um bom amigo próximo de você, não precisará depender de parentes distantes".


"Como duas lâminas de ferro ficam mais afiadas quando esfregadas uma contra ã outra, dois amigos que discutem seus problemas com sinceridade acabam mais amigos e mais maduros do que antes".


Provérbios 16:28 " O homem rebelde contra Deus espalha o ódio por onde passa e uma pessoa mentirosa separa até os melhores amigos".


Provérbios 17:9 "Quem perdoa uma maldade sofrida demonstra amor, mas quem vive relembrando problemas passados destrói boas amizades".


Um estudo recente revelou que a maioria das pessoas perdem seu trabalho não por falta de capacidade ao desempenhá-lo, mas porque fracassam no relacionamento com supervisores e secretária J.A. também uai olhar e muda de fisionomia. Fica alegre.)


Secretária: Por que vocês estão chorando? Vocês viram quem morreu?


Vocês deveriam estar alegres, ainda bem que esta pessoa morreu. Ela deveria ter morrido há muito tempo, ou melhor, nunca deveria ter nascido. Se esta pessoa frequentava outras igrejas por aí, nunca deveria ter vindo a Igreja Adventista de (nome da cidade). 


Nós nunca deveríamos tê-la aceito em nosso meio. Infelizmente, essa pessoa conviveu conosco até hoje. E por causa dela, a igreja enfrenta problemas de toda a sorte. Parem de chorar!


(Cada um pega uma pequena faixa onde está escrito o defeito sobre o qual uai falar. Todos choram.)


Secretária: Por que você está chorando, jovem?


Moda: Com a morte desta pessoa, foi-se embora a moda extravagante.


Agora eu não tenho mais com quem competir. Eu ia à igreja para fazer desfiles e com a falta dela ninguém mais virá a igreja para dar show.


Secretária: Graças a Deus que ela morreu a tempo. A irmã White escreveu que o amor à moda e ao mundo vão impedir que muitas pessoas entrem no reino do céu. E você, que cara triste é essa?


Orgulho: Você viu quem morreu também? O orgulho. Eu, este (aponta para o morto) e outros irmãos tínhamos cargo na igreja para aparecermos. Fazemos o trabalho para engrandecimento próprio e não para louvar a Deus.


Secretária: Alegre-se jovem! Pois agora você está livre deste terrível pecado que é o orgulho. O apóstolo Paulo diz que, se temos alguma coisa para nos orgulharmos é em Jesus Cristo e este crucificado. E a senhora por que está desesperada?


Fofoca: Ah!, essa irmã era minha companheira de todas as horas, de todas as batalhas. Agora eu não poderei fazer meu trabalho.


Secretária: Que trabalho a senhora fazia?


Fofoca: Eu (tira do caixão a faixa escrita fofoca) fazia fofoca. Nós ficávamos especulando a vida de todo mundo. Saíamos contando o que era verdade e outras coisas que nós inventávamos. Por causa de nossas fofocas, havia briga na igreja, discussão, um virava a cara para o outro. E agora, sem fofoca, a igreja ficará em paz.


Secretária: Até que enfim cessou a fofoca em nosso meio. A Bíblia diz para termos domínio sobre a língua. Devemos semear a paz e não contendas. E você, por que está triste?


Papa-Sermão: Veja bem quem morreu também (tira do caixão a sua


faixa). Agora quando se fizer um apelo para o trabalho missionário ninguém mais ficará dormindo em casa. Todos vão sair ao trabalho e todos terão prazer em tomar parte ativa no trabalho de Deus. Irão viver a religião tanto na teoria quanto na prática.


Secretária: Você deveria regozijar-se com isso, pois quem não vive para servir, não serve para viver. Todo cristão verdadeiro é missionário. E esta cara feia, por que isso?


Inveja: Era tão bom ficar junto com ela olhando e desejando possuir a casa, as roupas, a voz e principalmente a inteligência e os talentos que os outros irmãos possuíam e que eu não tinha. 


Eu nunca preguei na igreja e não tenho coragem de falar nem mesmo 15 minutos na quarta-feira. Enquanto tem outros jovens que falam até mesmo no sábado de manhã com a igreja lotada.


Secretária: Você deveria estar feliz com


essa morte. Sabe, Deus deu talentos a todos, distribuindo-os a cada um segundo a necessidade da sociedade e da igreja. Você deveria ficar contente, agora se sentirá melhor e poderá valorizar se e agradecer a Deus por aquilo que tem e pelo que pode fazer.


Você também está triste? O que é que há com você?


Briga na Quadra:


Agora, daqui para frente em nossa recreação, o esporte não


terá mais o espírito de competição, não haverá mais briga. Apenas praticaremos esportes, porque todos irão com espírito cristão. Vão para se recrear e não para se matarem.


Secretária: Felizmente isto aconteceu. Também morreu o nosso pior inimigo: o EU.


(Olhando para o público) Todos nós nascemos com propensão para o pecado. Talvez um não faça fofocas, mas seja orgulhoso ou tenha tendência para brigar. Você não pode enterrar nenhum desse defeitos.


Você não tem forças para isso.


Para ser possível vencer qualquer desses pecados é necessário que primeiramente o EU morra. Somente quando isso ocorrer Cristo irá viver em sua vida e ela será transformada.


"Estou crucificado com Cristo. Não mais eu vivo, mas Cristo uive em mim. E a vida que agora vivo, uivo-a na fé do Filho de Deus