Teste: 'Como você se relaciona'

Teste 'Como você se relaciona'

 

COMO VOCÊ SE RELACIONA COM OS JOVENS E OS ADULTOS


Dez perguntas para uma auto avaliação que lhe ajudarão a localizar seus Pontos fortes e débeis em seu relacionamento com jovens e adultos.


Sócrates estava certo. Vez por outra é bom respirar profundamente, fazer uma introspecção e “conhecer a si mesmo”.

 

Quer física, intelectual, emocional ou espiritualmente, todos necessitamos, vez por outra, de respostas objetivas. 


E quando se trata de avaliar nossas capacidades de relacionamento – com jovens e adultos – a maioria de nós necessita toda a ajuda possível. 


As seguintes perguntas irão propiciar-lhe exatamente isso.


Tire um tempo para escolher honestamente os dez pares de afirmações que melhor o descrevem (mesmo se algumas vezes ambas o descreverem). 

Quando mais sincero for em suas respostas, mais significativos serão os resultados. Assim, assinale a coluna A ou B para cada par: 




- Download PDF


Até Aqui pode-se dizer que essa pequena avaliação destinou-se a enquadrá-lo em um dos dois grupos: um relacionamento “adulto-adolescente” ou “adulto-adulto”.


Talvez a dicotomia seja parcial, mas destina-se a abrir seus olhos a uma tendência, algumas vezes, inconsciente. A verdade é que muitos dos líderes de jovens se sentem mais à vontade ao se comunicarem com jovens do que com adultos. 


Mas, para ser um líder eficaz de jovens deve-se ser competente em ambos terrenos – o do relacionamento com os adolescentes e com os adultos.

 

Para analisar suas escolhas, some o número das respostas na coluna A e o número das respostas na coluna B:


G 7 as 10 (coluna A) – Definitivamente você um relacionamento adulto adolescente e necessita trabalhar mais enfaticamente com os pais e voluntários adultos. Por exemplo, você pode se beneficiar ao dar maior ênfase no relacionamento junto aos pais.


G 7 a 10 (coluna B) – Definitivamente você tem um relacionamento adultoadulto e necessita trabalhar mais enfaticamente com os jovens. Você pode se beneficiar ao dar maior ênfase no relacionamento junto aos adolescentes.


Les Parrott III é codiretor do Centro de Desenvolvimento do Relacionamento da Seattle Pacific University. Ele é autor dos livros Helping the Struggling Adolescent e Saving Your Marriage Before It Starts (Zondervan Publishin House). Extraído da revista Group, setembro/outubro de 1995, pág. 32.