O diretor de comunicação e seu trabalho

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O Diretor de Comunicação da igreja é eleito por ocasião da eleição anual dos oficiais. Ele tem a responsabilidade de reunir e difundir notícias. Na medida em que surjam oportunidades, apresentará pessoas de interesse em programas de entrevistas no Rádio e na Televisão, e tomará providências para prestar informações sobre tais pessoas. 


Fará todo o esforço possível para manter um relacionamento de amizade e cooperação com os editores e outras pessoas ligadas aos meios de comunicação.


O Diretor de Comunicação ajudará a organizar o apoio aos programas denominacionais de radiodifusão e à Escola Radiopostal. 


Isto pode abranger a inserção de anúncios e aviso para os programas e os cursos da Escola Radiopostal, promoção de ofertas Pró-Rádio e Televisão, e a participação, nos dias assinalados para a Associação ou Missão, na distribuição de materiais de Rádio, Televisão e da Escola Radiopostal. 


Colaborará com o Diretor de Comunicação da Associação ou Missão para levar a cabo os planos da Associação, apresentando os relatórios solicitados.


ORGANIZAÇÃO


A organização deste trabalho requer a adesão e o apoio a todo obreiro denominacional, de todo membro da igreja e de toda instituição Adventista do Sétimo Dia. 


O Departamento de Comunicação promove o uso de um bem fundado programa de Comunicação Social e todas as técnicas modernas e meios de comunicação, para a difusão do Evangelho Eterno, e requer a eleição de um Diretor de Comunicação em cada Igreja, e, onde for necessário, uma Comissão de Comunicação.


A COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO


Numa Igreja grande, uma Comissão de Comunicação pode mais adequadamente manusear as muitas facetas do programa de Comunicação da Igreja, do que um diretor que trabalhe sozinho. Esta comissão, presidida pelo Diretor de Comunicação, será eleita por ocasião da eleição geral dos oficiais da Igreja.


Individualmente, os membros da Comissão podem ter responsabilidades específicas no setor de Comunicação: como lidar com a Imprensa, com o Rádio e a Televisão, com a Escola Radiopostal e com os meios de Comunicação internos da Igreja.


Na região em que houver uma Instituição, um membro de seu pessoal designado para a área de Comunicação, deve ser convidado a assistir às reuniões da Comissão. 


Outras atividades de Comunicação que pertencem à esfera de interesses desta comissão incluem o preparo de acontecimentos e cerimônias especiais da Igreja, o preparo de exposições e de carros alegóricos de desfile, a colocação de anúncios da Igreja, o fornecimento de informações sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia à Bibliotecas Públicas e a outros centros de divulgação. 


A divisão de responsabilidades dependerá amplamente das habilidades dos membros da Comissão. Todas as atividades da comissão serão coordenadas pelo presidente.


O pastor, que fundamentalmente responde pelo programa de Comunicação de sua igreja, trabalhará em estreita colaboração, na qualidade de conselheiro, com o diretor de Comunicação e/ou a comissão de Comunicação.


A Comissão de Comunicação de uma cidade onde existe mais de uma igreja e/ou instituição poderá ser Comissão Distrital ou Metropolitana. Essa Comissão terá representantes de todas as entidades da igreja na cidade.


RELACIONAMENTO COM OUTROS DEPARTAMENTOS DA IGREJA


Para servir adequadamente a Igreja, o Diretor de Comunicação deve estar a par dos planos e acontecimentos programados. Qualquer departamento auxiliar da organização da igreja pode designar alguém para fornecer ao Diretor de Comunicação ou à Comissão de Comunicação, notícias das atividades desse departamento.


OS ADVENTISTAS NOS GRANDES CENTROS


Se várias igrejas numa cidade decidirem criar uma comissão central de Comunicação, cada Diretor de Comunicação deve ser membro dessa comissão central e trabalhar em harmonia com todo plano geral que melhor coordene o manuseio de notícias e outras atividades relacionadas com os meios de Comunicação das diversas igrejas. 


A organização dessa comissão deveria ser iniciada pelo Diretor de Comunicação da Associação. As reuniões de tal comissão devem ser convocadas e presididas por um presidente eleito pelo grupo.


O Departamento de Comunicação da Associação Geral e os departamentos de Comunicação da Divisão, da União e da Associação local, providenciam instruções detalhadas para os diretores de Comunicação, e, através de material impresso, correspondência e outros meios, prestam auxílio e inspiração permanentes.


QUALIFICAÇÕES 


O Diretor de Comunicação deve ser cuidadosamente escolhido levando-se em conta:


1. Sua habilidade para representar devidamente a Igreja.

2. Seu equilíbrio e sensatez.

3. Sua capacidade de organização.

4. Sua capacidade de escrever as notícias de forma atrativa e gramaticalmente correta.

5. Sua boa vontade para cumprir suas responsabilidades.

6. Sua habilidade para relacionar-se com as pessoas.


PERFIL DO DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

 

* Excelente apresentação pessoal, incluindo simpatia e consagração.

* Saber o que é COMUNICAÇÃO.

* Bem informado sobre os acontecimentos da Igreja Local, Regional, Nacional e Mundial, além das notícias gerais e acontecimento no mundo.

* Comunicação e expressão aceitáveis.

* Amor à pregação do Evangelho.

* Disposição para fazer um trabalho discreto e estratégico.

* Habilidade para representar bem a Igreja.

* Sensatez e equilíbrio.

* Capacidade de organização.

* Capacidade de escrever notícias de forma atrativa e gramaticalmente corretas.

 * Boa vontade para cumprir suas responsabilidades.

 * Bom relacionamento com as pessoas.


O QUE FAZER

 

* Assessorar a Diretoria da Igreja nos assuntos de divulgação, planejamento, organização e execução de projetos ou programas. 

* Tornar a Igreja conhecida de seus membros.

* Promover a Comunicação Interna da Igreja.

* Promover a Comunicação Externa da Igreja.

* Apoiar e divulgar o trabalho de todos os departamentos da Igreja.

* Promover e divulgar os programas de Rádio e TV da Igreja.

* Enviar notícias para a entidade da igreja imediatamente superior à sua


COMO FAZER

 

* Planejar o seu trabalho com o pastor e a diretoria da Igreja, e levá-lo ao conhecimento de todos os oficiais.

* Conhecer a Igreja internamente – ambiente, relacionamentos, necessidades

* Conhecer todo ambiente externo e dimensionar área de influência da Igreja na região, bairro ou cidade onde está localizada.

* Eleger o público ou os públicos que a Igreja deve atingir. Por exemplo: igrejas, autoridades, entidades não governamentais, veículos de comunicação, associações, clubes, escolas, etc.

* Criar veículos de Comunicação e usar os existentes na igreja e fora dela.


Exemplo: boletim de igreja, hora dos anúncios, jornal de bairro, cartazes, murais, painéis, etc.

 

* Realizar cursos de Comunicação e Oratória para sua Igreja.

* Organizar uma Equipe ou propor uma Comissão de Comunicação no caso de igrejas maiores.

* Captar notícias de todos os Departamentos para divulgar dentro e fora da igreja, ou de acordo com a natureza da matéria.