Uma super escola (sermão para o dia do aventureiro)

sermao dia do aventureiro iasd


Preparativos:


1) Leve um menino ou uma menina que tenha entre 5 e 6 anos de idade arrumado como se fosse a escola, ou seja, de uniforme, mochila, merendeira e acompanhado de um adulto. (eles devem aparecer no momento em que forem chamados pelo pregador).


2) Quatro aventureiros preparados para responder uma pergunta sobre as classes. (Estes também só devem aparecer quando solicitados pelo pregador)


3) Levar um espelho.


I. INTRODUÇÃO


A vida de cada um de nós é intercalada por fases. Passamos por muitos momentos diferentes. Por exemplo, quem não lembra deste momento ?! (neste momento entra a criança que está com o uniforme da escola e o adulto que a está acompanhando).


É o momento de ir a escola, ou seja, um mundo novo para a criança. E quantas coisas vão acontecer na escola a partir de então. Ali a criança vai buscar um crescimento nas várias áreas de sua vida, tendo a oportunidade de crescer intelectualmente, desenvolver habilidades de relacionamentos, além de outras coisas.

 

Hoje é um dia especial, pois estamos comemorando o dia dos Aventureiros. Poderíamos quem sabe falar sobre aniversário ou mesmo relembrar algumas coisas importantes sobre a parte histórica.


Porém, queremos tratar de algo muito importante tanto para os garotos e garotas quanto para os pais.


Saibam portanto que o clube de aventureiros pode ser considerado a terceira escola na formação do caráter das crianças. A primeira escola é o lar, onde as crianças aprendem com os pais; a segunda é a própria escola onde se aprende com os professores. Mas por que consideramos o clube de aventureiros como uma super escola?


II. DESENVOLVIMENTO


1 ) Primeiro vamos juntos definir o que é uma escola e qual o seu benefício para nós ?

 

É um estabelecimento público ou privado onde se ministra, sistematicamente ensino coletivo. É assim que define o dicionário Aurélio.


2) Que quatro elementos básicos nós encontramos na Escola ?


a) Os Professores;

b) As matérias;

c) Didática;


Muito bem, já definimos os fatores primordiais para o funcionamento de uma escola. Agora vamos comparar o Clube de Aventureiros com uma escola:


1 - PROFESSORES


a - Não há escolas sem professores. São eles que nos ensinam. Se preparam, estudam, planejam, a fim de que os alunos recebam o melhor ensinamento possível. 


Os professores tentam ser pessoas exemplares, principalmente ao levaram em conta que existe uma tendência do aluno tentar imitar os professores.


b - Também não existe clube de aventureiros sem líderes. No clube, os professores são os líderes. Eles são preparados para passar as melhores e mais adequadas informações para as crianças. O que se aprende deles não são apenas aulas teóricas, mas também aulas práticas. Assim como os professores, os líderes tentam ser pessoas exemplares.


Pois, ensinam com suas instruções e muito mais com seu exemplo.


c - Ilustração :


- Mostrar um espelho para a congregação e perguntar quantos tem um em casa.


Pedir a igreja que o ajude a citar a função principal do espelho.


- Muito bem, a principal função de um espelho é refletir. Refletir uma imagem, refletir a luz do sol, refletir, refletir, refletir.


- Vamos ler o que a Bíblia nos diz Mateus 11:29.


- Assim como Cristo revelou uma vida exemplar, os líderes, professores de aventureiros, devem ser espelhos que refletem virtudes espirituais.


- Um menino perguntou a sua mãe: Mamãe que é Jesus? A mãe respondeu: Jesus é um homem bom, que faz somente o bem e que gosta de ajudar os pobres e necessitados. Esta foi a resposta mais simples que a sua mãe pode lhe dar. No dia seguinte a criança foi para o seu primeiro dia de aula , assim como nós vimos este garoto preparado para ir a escola. 


Sentou no local desejado e juntamente com os colegas aguardou o professor chegar. O tempo foi passando e o professor não havia chegado. A presença do professor seria uma surpresa para o garoto Murilo, pois ele não o conhecia.

 

Depois que se passaram 30 minutos de atraso chegou o professor justificando o atraso; hoje me atrasei porque no percurso da minha casa para a escola tive que ajudar uma velhinha que caiu, mais a frente parei para socorrer um senhor doente e bem próximo daqui tive que dar atenção a pessoas famintas. 


Sem pedir licença para sair, o garoto Murilo saiu depressa para sua casa e disse entusiasmadamente para sua mãe. Mamãe já sei quem é Jesus! Jesus é meu professor!


2 - AS MATÉRIAS


a - São aquilo que os professores ensinam. As matérias variam em quantidade e dificuldade a medida que o aluno vai passando de ano. Elas sempre estão combinando com a faixa etária de cada aluno de tal forma que torna viável e segura a aprendizagem.


b - No Clube de Aventureiros as matérias são as Classes e Especialidades. Que contribuem para o crescimento da criança em várias áreas, proporcionando uma aprendizagem equilibrada de inúmeros aspectos da vida.


- Classes - funcionam como um grupo de tarefas que a criança deve realizar durante um período de tempo. E estas classes, além de serem preparadas adequadamente para cada idade ele são divididas em várias áreas para que a criança tenha um crescimento equilibrado. 


Por exemplo: (chamar um aventureiro de cada classe para responder um item do cartão. Por exemplo, um responde um item da área " Meu Deus", ou apresenta um trabalho que realizou cumprindo o requisito. 


Outro responde um item da área " Meu Eu", ou apresenta um trabalho, cada um do seu cartão respectivamente. Obs: as crianças devem ser preparadas antecipadamente para esta atividade. ) 


• Meu Deus - É a parte do cartão que visa fazer a criança reconhecer Deus e saber que Ele é importante em sua vida. Desenvolve a vida cristã. (pedir a um dos aventureiros para responder a uma das perguntas desta parte do cartão).


• Meu Eu - Faz a criança perceber que ela é importante. Trata de relacionamento com amigos e familiares e incentiva a cuidar da saúde. (Agora é a vez do segundo aventureiro).


• Minha Família - Leva a criança a identificar a sua família como pessoas que a amam e percebem a importância que ela tem. E desenvolve maneiras agradáveis de retribuir estes sentimentos de carinho. (convidar o próximo aventureiro para responder uma pergunta sobre esta área).


• Meu Mundo - Faz a criança perceber o meio em que vive e que existem pessoas ao seu lado, amigos e parentes, e que cada pessoa é diferente. (convidar o último aventureiro).


- Especialidades - funcionam como um estudo sobre um determinado assunto a fim de trazer à criança um conhecimento básico sobre algum tema. Por Exemplo:


• Especialidade de Saúde - mostrando a importância de cuidar bem de nosso corpo;


• Especialidade em Segurança - cuidados que devemos ter para evitar acidentes;


• Especialidade Amigos dos Animais - adotando e cuidando de um animalzinho por um tempo.


• Além de outras.


3 - A DIDÁTICA


a - Podemos definir didática como a maneira que o estudo será transmitido. Está intimamente ligado aos recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos com os ensinamentos. Os recursos são os meios que facilitam o processo de aprendizagem.


A didática - se relaciona a maneira como o professor ensina, pode ser:


• Estudo em grupo;

• Repetição;

• Discussão;

• Apresentação em equipes;

• Trabalhos escritos, etc


Os recursos - funcionam como ponte para o aprendizado e utiliza-se de vários objetos, como:


• Papel e caneta;

• Quadro negro e giz;

• Cartazes;

• Televisão e vídeo

• Computador, etc.


b - O processo de aprendizagem no clube de aventureiros é rico em didática e recursos.


Para que o estudo no clube tenha resultados favoráveis, as atividades dos aventureiros são executadas por meio de: 


Especialidades - que se utilizam de recursos diferentes a depender do que se esteja tratando. 


Por exemplo:


• Animais;

• Livros;

• Desenho;

• Ferramentas, etc.


Classes - cada atividade das classes requer uma maneira diferentes de apresentação afim de que os objetivos sejam alcançados. Aí entram alguns recursos como:


• Recortar e colar figuras;

• Criar murais;

• Desenhos;

• Entrevistas;

• Pesquisas;

• Jogos;

• Marionetes;

• Músicas etc.


III. CONCLUSÃO


1. Recapitulação - como vimos o clube de aventureiros é uma super escola. Ela tem tudo o que tem uma escola e mais alguma coisa. O clube tem: líderes bem instruídos, bom conteúdo, excelentes maneiras de transmissão de conhecimento e ainda trabalha com a parte recreativa. 


O clube dos aventureiros é a maneira que a igreja tem de proporcionar as crianças um crescimento em : " sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens" , tomando como base o exemplo de Jesus apresentado em Lucas 2:52.


2. Apelo - uma vez que já vimos quão importante é o clube para nossa igreja e nossas famílias quantos gostariam de apoiar o clube orando por ele, colaborando quando solicitados, trazendo seus filhos com 6 a 9 anos para participar?


BAIXAR PDF


Baixe aqui o sermão 'Uma super escola, para o dia do aventureiro:



- Download


Por Eduardo Neto - Pastor Distrital em Maracanaú - Ce - Missão Costa Norte